Reuniões Territoriais da Formação planejam e alinham ações para 2022

De 22 de fevereiro a 8 de março, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove as Reuniões Territoriais da Formação. A iniciativa, que faz parte do Plano da Formação Continuada Territorial de 2022, reúne dirigentes e equipes técnicas dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE), secretários da educação e equipes técnicas municipais dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Ao todo, serão 11 encontros, realizados presencialmente nos territórios, nos quais os participantes planejam e alinham ações de 2022, dentre as quais estão as agendas de encontros formativos e a retomada de compromissos com a Formação.

“Não é só uma ida aos territórios, mas é também o avizinhamento, que é um conceito muito caro para nós na Formação, que é a aproximação dos territórios que estão mais perto geograficamente para que eles possam discutir e dialogar sobre dificuldades, possibilidades, já que estamos falando de planejamento de 2022, retorno de atividades, de como as escolas estão se preparando, como os municípios estão se organizando”, explicou a Diretora Pedagógica do IAT, Diana Mello.

O primeiro dia de encontro (22/02) acontece em dois polos formativos: em Salvador, reunindo o Território Metropolitano de Salvador e em Vitória da Conquista, com a participação dos Territórios Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano e Médio Rio de Contas. No dia 23/02, a reunião acontece em Caetité com Território Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo e Caetité e no dia 24/02 em Ribeira do Pombal, com os Territórios do Sisal, Semiárido Nordeste II e Itaparica. Já no dia 25/02, na cidade de Seabra, reúnem-se os Territórios Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.

Na sequência, no dia 3/03, em Jacobina, será a vez do Território de Irecê e Piemonte da Diamantina e no dia 4/03, em Feira de Santana, Território do Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano e Bacia do Jacuípe. Neste mesmo dia, em Santo Antônio de Jesus, reúnem-se os representantes do Território Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo. O penúltimo encontro será em Itabuna no dia 7/03 com a presença do Território Litoral Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento. Fechando no dia 8/03, o encontro é em Bom Jesus da Lapa, com Território do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente e também os Territórios Sertão do São Francisco e Piementonte do Itapicuru se reúnem na cidade de Senhor do Bonfim.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza, desde 2019, a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Durante os anos de 2020 e 2021, a formação ocorreu em ambiente virtual. Em 2022, o programa volta a acontecer presencialmente nas sedes dos NTEs, para formação de dupla gestora e na sede do IAT, em Salvador, para formação de equipes técnicas das secretarias e dos núcleos territoriais de educação, reunindo, sob os cuidados referentes aos protocolos sanitários por conta da pandemia do Coronavírus, mais de 9 mil educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.