Representantes de Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais participam de formação

Fotos: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta segunda-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o V Encontro Formativo das Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR). A atividade teve o objetivo de orientar os representantes das duas redes sobre prestação de contas, conforme o marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e de sanar dúvidas sobre o projeto Mais Estudo.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do encontro. “Trata-se de uma reunião técnica de balanço da prestação de contras, pois eles recebem recursos do Estado para desempenhar as ações em parceria com a gente e estamos nos antecipando para que, ao fechar o ano, a gente possa ter as contas prestadas para iniciarmos 2020 sem qualquer tipo de percalço”.

Para o assessor executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Nivaldo Santana, o evento foi produtivo. “Este encontro serviu para nivelar a questão da prestação de contas, pois houve algumas adequações. Vejo que é importante este trabalho que a SEC tem feito com a gente, como a questão dos convênios, o acompanhamento em geral e a preocupação do setor de prestação de contar em nos ajudar”, afirmou.

O diretor-presidente da Rede de Escolas Família Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Tiago Pereira, afirmou que o apoio da Secretaria da Educação é essencial para o êxito no processo de prestação de contas. “Esta formação é necessária para recebermos todas as orientações e, a partir disso, fazermos uma gestão plena e eficaz do recurso público que, inclusive, é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, comentou.