Rede Estadual de Educação Profissional realiza formação com professores

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Mais de 200 professores da rede estadual de ensino participam da formação inicial para o Projovem Urbano e  Projovem Campo/Saberes da Terra, programas federais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, que visam a elevação da escolaridade na etapa do Ensino Fundamental, com qualificação profissional e participação cidadã para jovens e adultos na faixa etária de 18 a 29 anos. A formação, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece até esta quinta-feira (21/5), em Salvador.

“O primeiro dia de atividades na quarta-feira, dia dos pedagogos, foi uma data importante e simbólica para lembrarmos da história e pensar que as políticas públicas voltadas à Educação Profissional foram e são reivindicações dos movimentos sociais e dos trabalhadores, com foco na elevação da escolaridade na etapa do fundamental e a qualificação profissional, que são os focos desta formação”, ressaltou o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Almerico Lima. Ainda conforme o gestor, a Educação Profissional é uma das prioridades do Governo do Estado, que tem como meta dobrar o número atual de estudantes matriculados na Educação Profissional até 2018, chegando a marca dos 150 mil beneficiados.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O curso tem como objetivo formar os educadores que atuarão como docentes nos dois programas, baseado nas Diretrizes Curriculares estabelecidas por ambos. “Esta formação irá favorecer a compreensão do Projeto Pedagógico Integrado, a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias metodológicas para formação dos jovens e adultos participantes”, destacou a diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz.

Nesta formação, os professores tiveram acesso às informações sobre a Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino da Bahia no que se refere à sua concepção, avanços e desafios e o diálogo com os Programas Federais de Inclusão (Projovem Urbano e o Projovem Campo Saberes da Terra), que beneficiarão jovens e adultos trabalhadores e trabalhadores dos Territórios de Identidade baianos.

Educação Profissional
As aulas do Projovem Urbano e Projovem Campo Saberes da Terra serão ministradas em 17 Centros de Educação Profissional, cinco anexos de Centros e 12 Unidades Escolares, em cidades como Xique-Xique, Maraú, Itororó, Caculé, Esplanada, Rio Real, Vitória da Conquista e Cruz das Almas.