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Quarta turma de novos educadores conclui formação para ingressantes no IAT
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, concluiu, nesta sexta-feira (27), a etapa presencial da formação para ingressantes da última turma de professores e coordenadores pedagógicos nomeados em abril de 2024 para atuarem na rede estadual de ensino. A atividade contou com a participação de educadores do NTE 17, NTE 18, NTE 20, NTE 21, NTE 22, NTE 23, NTE 24, NTE 25 e NTE 27.
A ‘Formação para Educadores Ingressantes na Rede Estadual’, que tem carga horária de 16h, tem por finalidade apoiar os novos educadores no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público.
“Tem sido uma experiência muito significativa participar desta formação aqui no IAT. Os formadores são muito agradáveis, as apresentações muito ricas. Acho de extrema importância que haja este acolhimento, estas instruções iniciais para a gente que está chegando agora na rede. Estou muito satisfeito, super recomendo e saio daqui muito grato, levando grandes conhecimentos e aprendizados na bagagem”, afirmou o professor do Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, em Cândido Sales (NTE 20), Tiago Ribeiro Paiva.
“Me sinto imensamente grata à Secretaria da Educação pela iniciativa de fazer esta formação para nós que estamos ingressando na rede. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos aqui ao longo destes dois dias de atividades contribuirão grandemente para a minha prática docente. Durante a formação trabalhamos com temáticas importantes e muito relevantes que certamente me ajudarão no meu dia a dia na sala de aula”, contou a professora do Colégio Estadual Professora Helana Britto, de Pedro Alexandre (NTE 17), Pricila Horrana.
Durante a ação formativa, os novos professores e coordenadores pedagógicos foram acolhidos pela equipe do IAT, conheceram um pouco do trabalho realizado pelo Instituto e participam de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.
Também durante os dois dias de atividade, os ingressantes conheceram a estrutura da gestão pública e assistiram a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público que foi ministrado pela equipe da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Educação.
A formação contou ainda com uma visita ao Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo IAT para ser um local de formação, pesquisa e aprendizagem, e que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia.
Esta foi a quarta turma de ingressantes a realizar a formação. Nos meses de abril e setembro, mais três grupos de professores e coordenadores pedagógicos recém ingressados participaram da ação formativa.
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