Psicólogas da SEC dialogam sobre autocuidado físico e mental com educadores de Jequié e Glória

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, continua realizando uma série de oficinas on-line sobre autoacolhimento e outros temas voltados para a saúde mental dos professores, estudantes e funcionários das escolas e de integrantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Nesta quarta-feira (19), as atividades foram voltadas para os coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas estaduais do NTE 22, que possui sede em Jequié, e também para os professores do Colégio Estadual Indígena Xucuru Karirí, localizado em Glória. O tema discutido foi "A importância do autocuidado físico e mental". As atividades são realizadas, via plataforma Google Meet ou YouTube, por psicólogos que integram a equipe de profissionais da SEC.

Segundo a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, o Programa Saúde do Professor dispõe de um conjunto amplo de ações e intervenções preventivas e de promoção à saúde para os professores, servidores e alunos da rede estadual, com ações nas unidades da capital e do interior, através de uma equipe composta por profissionais da saúde de diversas áreas de conhecimento da Psicologia.  

"Este ano, continuamos com os atendimentos on-line individualizado para as demandas da saúde mental, como suporte psíquico e emocional e  acompanhamento preventivo. Além disso, realizamos oficinas on-line, contemplando a rede com estratégias que configuram medidas de fundamental importância no enfrentamento e fortalecimento da rede referente aos serviços de atenção do ambiente escolar no período do distanciamento e no período pós-pandemia. Em 2021, já foram realizados 2.789 acolhimentos individualizados on-line, bem como 262 oficinas on-line, com 6.844 participações", destacou Maria do Rosário.

A psicóloga Ana Carolina Lins, que ministrou a oficina, ressaltou a importância do autocuidado. "Falar sobre autocuidado físico e mental é falar sobre pausa. Momentos que envolvam e promovam o bem-estar físico e mental. É cada vez mais importante a discussão desses temas na nossa sociedade atual, que carrega tão forte a característica da pressa e ansiedade", afirmou.

Agenda - Nesta quinta-feira (20), às 19h, o mesmo tema será abordado com os professores e estudantes do Colégio Estadual Padre luis Soares Palmeiras, em Vitória da Conquista. Em Macururé, no Colégio Estadual de Macururé, a oficina sobre "Autocuidado e físico e mental", às 15h, será voltada para os professores da unidade; e em Formosa do Rio Preto, no Colégio Estadual Isabel Araújo, às 16h, o tema discutido com os professores será "Autocuidado e ansiedade". Já em Salvador, as oficinas sobre "A importância do autocuidado físico e mental" contemplarão os educadores do Colégio Estadual Visconde de Itaparica, às 19h; e do Colégio Estadual Bernadete Brandão, às 7h30.

Além das oficinas, o programa oferece atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário através do e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

Notícias Relacionadas