Psicóloga dialoga com professores do CETEP Bacia do Jacuípe II sobre a importância de um ambiente acolhedor

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, realizou, nesta sexta-feira (23), mais uma oficina on-line voltada a temas ligados à saúde mental dos professores, estudantes e funcionários das escolas e integrantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Desta vez, foi contemplada a comunidade escolar do Centro  Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe III, no município de Capim Grosso (NTE 15), que dialogou sobre o tema “A importância de um ambiente que promova acolhimento”.

Divulgação
Psicóloga do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC, Mariana Lima ressaltou a importância de se criar um ambiente escolar acolhedor e estimulante. “A escola é onde os jovens passam cerca de 15 anos de sua vida. Dessa forma, além das boas condições de ensino, o ambiente escolar também cumpre o papel de formar cidadãos engajados socialmente e preparados para o mundo. É importante a escola promover a parceria entre professor e estudante de maneira efetiva, com diálogo, empatia, cooperação e colaboração”.

Uma das participantes do encontro, a diretora do CETEP, Nayara Cesar Silva, comentou sobre a importância do acolher o outro, mas também do autoacolhimento para manter a saúde mental. “O contexto é desafiador e, na minha função de gestora, as solicitações são muitas. A dinâmica do nosso trabalho, mesmo sem a presença dos alunos no ambiente escolar, é muito desafiadora e as atribuições são para além do pedagógico e do administrativo. Mas nós, educadores, que tanto acolhemos os outros em nossos ambientes educacionais, temos também que nos acolher e colocar os nossos limites”.

O professor de Matemática do CETEP, Lucas Pablo Ferreira, comentou sobre o processo atual do processo de acolhimento no modelo on-line de aulas. “Ganhamos, de certa maneira, novos aprendizados e mais afetuosidade, até por termos ficado mais isolados. Também tivemos a possibilidade de enxergar a tecnologia, que víamos como uma ameaça para a aula do professor, como um suporte de contato com os estudantes”.

Agenda - Na proxima segunda-feira (26), às 14h, a oficina será dirigida aos professores do Colégio Estadual Aparico José da Silva, no município de Angical. No mesmo dia, às 15h30, o diálogo será com os educadores do Colégio Estadual Juthay Magalhães, em Barreiras. E às 16h, o tema “A importância do autoconhecimento físico e mental” será abordado com os professores do Colégio Estadual Francisco Pereira, em Nova Fátima.

Além das oficinas, o programa também realiza atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário, através do e-mail:  saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.