Prorrogadas inscrições para a 14ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

Foram prorrogadas até o dia 05 de outubro as inscrições para a 14ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa. O programa, realizado através do Instituto Anísio Teixeira (IAT,) é destinado a professores que estão procurando por uma experiência que os ajude a desenvolver novas habilidades, através da Aprendizagem Criativa, e lhes permita melhorar ainda mais a sua rotina e prática em sala de aula. A inscrição está sendo realizada de forma online e deve ser feita em equipe formada por 2, 3 ou 4 participantes.

Nesta rodada serão selecionadas, por ordem de inscrição, 30 equipes, que terão uma semana para imersão em aprendizagem criativa e terão, durante 3 semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe.

Através das residências, os participantes poderão compartilhar suas ideias e, ao mesmo, tempo aprender com seus colegas, enquanto trabalham para criar projetos que se adequem a sua vivência local com a orientação de impulsionadores de todo o Brasil. Além disso, terão acesso a uma série de materiais que irão ajudá-los a desenvolver suas habilidades em áreas como tecnologia, design thinking e metodologias ativas de ensino. Terão também a oportunidade de trabalhar com ferramentas e recursos de última geração para criar projetos.

De acordo com o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago, o diferencial desta 14ª edição será a participação de novos impulsionadores, pessoas que já trabalham em outros estados, principalmente nas regiões sul e sudeste, com aprendizagem ativa, com cultura maker e formação de professores e que se apresentaram como voluntários dispostos a contribuir.

“Com a participação deles, nós queremos engajar muito mais esta proposta de intercâmbio, trazendo essa possibilidade de os professores aqui da Bahia terem contato com outros métodos, outras lógicas de funcionamento para o engajamento dos estudantes, para que eles desenvolvam seus projetos nas escolas, para que a gente consiga criar mais conexão entre os estudantes e professores, para que, de fato, as propostas extrapolem os muros das escolas, de modo que todo mundo, comunidade, professores, gestão, estudantes, esteja conectado através da aprendizagem criativa”, afirmou.

Ainda segundo Arlindo Santiago, o foco desta  edição é trazer possibilidades e oportunidades para os professores. “A idéia é usar a proximidade e a conexão proporcionada pelas residências para dar acesso aos educadores a informações sobre editais e eventos científicos que estão ocorrendo pelo Brasil para que eles sejam estimulados a participar deste tipo de ação. Com a parceria destes impulsionadores, a gente vai conseguir que a Bahia se transforme em um centro de exposição e produção científica criativa e inovadora”, destacou.