Projetos premiados na 4ª Feciba são indicados para Febrace 2015

“Nunca pensei que um dia participaria de uma feira tão importante como a Febrace”. A declaração é do estudante Luiz Neto, 17 anos, que concluiu, em 2014, o 3º do ensino médio no Centro Educacional Antonio Honorato, no município de Casa Nova. Seu projeto, “Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem”, é um dos premiados na 4ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba) e indicados para a13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontece de 16 a 20 de março de 2015, em São Paulo

O trabalho tem como objetivo apresentar a Aquaponia como uma atividade inovadora no processo de ensino e de aprendizagem. O projeto chama atenção para a possibilidade de implantar um sistema integrado de criação de peixes e de cultivo de hortaliças na escola, utilizando o sistema de aquaponia, no qual a irrigação e a fertilização das plantas são feitas com a água contendo os resíduos orgânicos produzidos pelos peixes, tendo nas plantas um filtro natural da água.

O projeto contribui de forma significativa na formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o meio ambiente. “É uma oportunidade de transmitir conhecimento para as pessoas, além propor a inclusão do peixe e das hortaliças para o enriquecimento nutricional da alimentação escolar”, ressalta Luiz Neto.

Outro projeto que estará na Febrace é o de “Elaboração de um modelo telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado”, da estudante Laís Reis (16). O projeto tem por objetivo agregar os benefícios do uso de fibras naturais na produção de telhas ao sistema de aquecedor solar, para a redução dos custos energéticos de uma habitação.

“Participar da Febrace é um passo muito importante em minha vida. Ver o meu projeto participando de grandes feiras e ganhado prêmios é a realização de um sonho, acredito que não só meu, mas de todos os alunos que se esforçam para desenvolver um projeto”, explica a estudante, do 4º ano do curso técnico em meio ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Ceep), em Alagoinhas.

Também premiado e indicado pela Feciba para participar da feira nacional, o projeto “Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso”, nasceu a partir da dificuldade e resistência encontrada durante uma aula de Geografia entre os estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Antônio Cardoso, quando foi apresentada uma reportagem destacando o município de Antônio Cardoso como o mais negro do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010).

“Estou me sentindo realizada enquanto educadora, por possibilitar aos estudantes o acesso a pesquisa e a produção científica”, declara a professora e supervisora do projeto, Patrícia Azevedo, que ressalta a importância do projeto para que os estudantes possam conhecer melhor a realidade do município.

“A participação dos estudantes na Febrace 2015 além de consolidar as atividades desenvolvidas na 4ª Feciba proporciona a interação dos nossos jovens com a pluralidade étnica e cultural não só da Bahia, mas de todo País. Vale destacar que, além dos três projetos premiados na 4ª Feciba, outros trabalhos desenvolvidos por estudantes baianos estão em fase de aprovação para participação na feira”, relatou o Coordenador de Estudos e Experimentações Educacionais, Rogério Lima de Jesus.

Feciba - A Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), se tornou um espaço de exposição científica e intercâmbio cultural entre as escolas, por meio do compartilhamento de experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica.