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Projetos desenvolvidos por professores de língua portuguesa estão entre os melhores do país
Publicado em sex, 10/07/2015 - 16:40 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Estudantes do 1º ano Zootecnia/Curaçá-BA
Cinco projetos de escrita, desenvolvidos em sala de aula por professores da rede estadual de ensino, foram selecionados entre os 24 melhores de todo o País, apresentados no Seminário Internacional Escrevendo o Futuro, promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo. Os estudantes elaboraram textos sobre histórias locais, comunidades tradicionais e distribuíram material informativo sobre prevenção à dengue. De forma lúdica, foram estimulados pelos professores a gostar mais da leitura, de escrever e estudar a língua portuguesa.
O projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto: das histórias do passado às histórias do presente”, foi um dos destaques do evento. Desenvolvido pela professora e pela professora Rosilene Almeida da Silva com os estudantes do Colégio Estadual José Amâncio Filho, em Curaçá, o projeto alia a cultura local à prática de letramento por meio de escutas de causos populares, leituras e produções do gênero textual, . Com o projeto “Combate à dengue”, a professora de língua portuguesa, Sandra Margarete Cajaíba, trabalhou com os alunos do Centro Educacional de Tremedal, a discussão sobre a doença, por meio da produção de materiais informativos distribuídos à população.
“Por meio de dados colhidos com familiares e do resgate de memórias, os estudantes conseguiram praticar a escrita e a oratória", professora Vilma Cristina Silva dos Santos
Os alunos do Colégio Estadual Liberdade, localizado na cidade de Itaberaba, participaram do projeto de escrita “Remexendo no baú de memórias: ler e escrever para (se) conhecer” e escreveram autobiografias para estimular a escrita. “Por meio de dados colhidos com familiares e do resgate de memórias, os estudantes conseguiram praticar a escrita e a oratória ao trabalharem a subjetividade na construção de suas histórias de vida, no gênero foco que é autobiografia”, explicou a professora de língua portuguesa, Vilma Cristina Silva dos Santos.
Para resgatar e registrar a história de Maracás, os estudantes do Colégio Estadual Edilson Freire trabalharam o gênero textual memória, dentro do projeto “Nas tramas da memória, tecendo saberes e vivência da nossa história”. Como fontes de conhecimento para a produção textual, foram realizadas entrevistas e roda de conversas com moradores da cidade. De acordo com as professoras Edna Fontes e Neila Portela, além da disciplina de língua portuguesa, a atividade multidisciplinar envolveu a participação de professores das disciplinas de história e geografia.
“A atividade ampliou as habilidades de leitura e escrita dos alunos que produziram textos do gênero informativo", professora Alenaide Lima de Almeida
Neste mesmo contexto de valorização da cultura e história, as vivências dos pescadores da região de Cansanção foram destacadas pelos alunos da Escola Estadual Centro Educacional do Saber, localizada no Povoado de Bela Vista, em Cansanção. O projeto “Multiletramento e a vida dos pescadores: as diferentes formas de linguagem” foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa, Alenaide Lima de Almeida. “A atividade ampliou as habilidades de leitura e escrita dos alunos que produziram textos do gênero informativo e discutiram questões sociais e ambientais”, explicou a educadora.
A Olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Saiba mais no site Escrevendo o Futuro.
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