Projetos de Aprendizagem Criativa são compartilhados em semana webinários

Palavras-chave:
Os 20 projetos desenvolvidos durante a segunda rodada das Residências de Aprendizagem Criativa foram apresentados durante a semana de webinários no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube (https://bitly.com/canaldoIAT).  A atividade, realizada durante toda a semana de 8 a 12 de fevereiro, é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT, que tem como objetivo desenvolver iniciativas e implementar projetos de aprendizagem criativa para alcançar estudantes de todo estado através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. 
 
Durante o evento, foi anunciada, também, a abertura de inscrições para a terceira rodada de Aprendizagem Criativa, que segue até às 19h do dia 26/02, pelo endereço http://bit.ly/3rodadaResidencias. Serão selecionadas 20 equipes, com duas a quatro pessoas, que deverão preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa?  Os grupos serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.
 
“Esta semana iniciamos as inscrições que seguem até o dia 26. Os grupos podem ser formados por educadores de escolas e municípios diferentes. Este intercâmbio resulta nesta troca maravilhosa que pode ser vista durante esta semana de webinários”, observou a coordenadora de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Geisa Santos.
 
No encerramento das atividades dos webinários, nesta sexta-feira (12), cinco equipes compartilharam sua experiência e vivência durante as monitorias: Ambiente Criar, Meninas de Formosa na Ciência, Siri na Lata, Educadores Inovadores e Minha História na Cartola. A educadora Kelly Couto, que integrou a “Siri na Lata”, destacou a importância dos impulsionadores para o desenvolvimento do projeto e sobre novas rodadas. “Estou muito feliz em poder compartilhar e desejo que estes momentos possam acontecer novamente e que outras unidades de ensino também possam participar”, afirmou. Para Franciele Basílio de Souza, da equipe Meninas de Formosa na Ciência as Residências foram um “divisor de águas”. “Foi um diferencial na minha carreira na educação, porque as Residências estão fazendo com que a gente pense fora da caixa, nos mostre outras possibilidades que a gente pode seguir”, concluiu.
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.
 
Todas as transmissões dos webinários estão disponíveis no Canal do IAT: http://bit.ly/webinarios2rodada.

Notícias Relacionadas