Projeto sobre alimentação saudável conquista Prêmio da Fundação Nestlé Brasil

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O projeto ‘Alimentação Saudável: uma história a ser contada’, idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Carla Julita Duarte Pinto, do Colégio Estadual Césare Casali, em Salvador, foi um dos dez vencedores do Prêmio Crianças Mais Saudáveis da Fundação Nestlé Brasil. Nesta quarta-feira (04), a educadora participou da cerimônia de premiação, em São Paulo, quando recebeu um aporte de R$ 35 mil para o desenvolvimento da ação na unidade escolar, assim como a participação em um treinamento de capacitação para auxiliar na execução do projeto. 
 
O projeto interdisciplinar envolveu, inicialmente, 140 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com produção textual, encenação e contação de histórias, além de atividades físicas, criação de horta e espaço de compostagem. O objetivo, segundo a professora Carla Julita, foi debater a importância e estimular os hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos.
 
“A iniciativa surgiu a partir do conto estilizado chamado ‘Aline no Bosque Encantado’, desenvolvido no Grupo de Pesquisa Psicolinguística da UNEB, do qual participo. Nesse conto, há substituição das guloseimas do texto do qual se originou ‘Alice no País das Maravilhas’, por alimentos saudáveis que fazem bem à saúde. Com isso, temos o objetivo de contribuir para a mudança de hábitos alimentares dos alunos, através da reeducação alimentar, sensibilizando-os de maneira lúdica quanto à importância de uma alimentação saudável, proporcionando-lhes assim, uma melhor qualidade de vida”, destacou a educadora.
 
Carla ainda explicou que o projeto ainda terá desdobramentos. “Os alunos vão participar de debates e discussões sobre alimentação e hábitos saudáveis, além de palestra com nutricionista, mostrando o quanto é importante e prazeroso ter uma alimentação que contemple cereais, vegetais, frutas, carne e leite em suas porções corretas, como forma de incentivo ao consumo de uma alimentação saudável. As atividades vão incluir a contação de histórias, produção textual e encenação, para que os estudantes possam demonstrar de maneira lúdica o que entenderam e como podem aplicar isso no seu dia a dia”, disse.    
 
O projeto também visa revitalizar espaços da unidade escolar para a implantação de uma sala para atividades físicas, uma horta e área de compostagem. “Faremos a revitalização do espaço baldio no fundo da escola para a construção de uma horta e uma área reservada à compostagem, na qual os alunos e funcionários poderão aprender as técnicas com o professor de Ciências, para aproveitar o lixo orgânico da escola e transformá-lo em fertilizante natural. Também utilizaremos uma sala para que atividades físicas e de dança possam ser praticadas, em turno oposto, no horário do intervalo e em período de férias escolares, estimulando assim a prática de exercícios”, ressaltou.
 
Premiação - A Fundação Nestlé Brasil lançou, neste ano, a primeira edição do Prêmio Crianças Mais Saudáveis, direcionado a professores de escolas municipais e estaduais de Bahia e São Paulo. A proposta foi premiar 10 projetos direcionados a alunos do Fundamental I e II, que promovam práticas de atividades físicas e educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino. Foram cinco ganhadores por estado.

Notícias Relacionadas