Projeto Semana de Cinema na Escola auxilia na produção textual dos alunos

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizado há seis anos, na Escola Estadual Ocridalina Madureira, em Salvador, o projeto Semana de Cinema na Escola vem se destacando por desenvolver a expressão oral e escrita ampliada dos estudantes, através da leitura fílmica. O projeto, que este ano acontece até sexta-feira (18/09), busca facilitar a integração entre os conteúdos estudados e os conhecimentos gerais já aprendidos, articulando informações com as experiências presentes nos filmes.

“Usamos os princípios pedagógicos do Gestar na Escola para desenvolver o projeto, que prepara o aluno para a vida, tanto profissional quanto em sociedade. O cinema, narra histórias, constrói uma nova maneira de olhar para o mundo da mesma forma que o Gestar trabalha na linha do letramento. A proposta é justamente alinhar a interpretação de texto, a leitura de diversos gêneros textuais com os filmes”, afirmou o professor José Rubens Neto, idealizador do projeto.

O projeto promove a integração de estudantes, professores e toda a comunidade escolar, promovendo entretenimento e desenvolvimento, permitindo aos participantes explorar seus sentidos e ampliar o conhecimento. Os filmes exibidos são escolhidos pelos professores, com foco nas temáticas atuais ou em conteúdos trabalhados em sala de aula.

“A realização desse projeto é uma oportunidade de envolver professor e aluno em uma experiência lúdica que servirá de instrumento para promover mudanças na formação do estudante. Percebemos que o projeto está dando certo, através da melhora dos alunos na interpretação de texto, além disso, alunos que eram considerados faltosos voltaram a frequentar as aulas, existe também, uma melhora significativa nas notas dos alunos”, relatou o Diretor da Escola, Fabrício Mattos.

 “A gente não só assiste aos filmes, também fazemos uma pré-leitura das críticas e dos resumos sobre os filmes escolhidos, forçando a nossa interpretação. O projeto me incentivou a gostar de cinema e me ajudou nas matérias de linguagem”, explicou a estudante, Erica Conceição.

 

Notícias Relacionadas