Projeto Agência de Notícias nas Escolas da Bahia é destaque em evento no RN

Palavras-chave:
Fotos: Carol Navarro
A experiência exitosa do projeto Agência de Notícias nas Escolas foi apresentada, na manhã desta terça-feira (10), durante o seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado na cidade de Natal (RN). A apresentação foi feita pelo coordenador do programa Rede Anísio Teixeira e responsável pelo projeto, Gabriel Luhan. Também representando o Estado da Bahia, estiveram presentes ao evento a professora Charlene Cristiane Conceição de Jesus, da Agência de Notícias do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara, e a coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação (Cogepe), Larissa Lima.
 
Criado em 2023, o projeto prevê a implantação, em escolas da rede pública estadual de educação da Bahia de agências para veiculação regular de conteúdos noticiosos em diversos formatos. Nelas os estudantes aprendem os processos de pré-produção, roteirização, concepção e finalização do material, gravam entrevistas, podcasts e constroem pautas dentro da realidade no qual estão inseridos. 
 
“É muito importante para nós, Enquanto Secretaria de Educação, poder partilhar com outros estados da região nordeste nossas experiências exitosas, mostrar que, mesmo em um território tão grande, é possível ter uma experiência integradora com forte engajamento e participação estudantil enquanto protagonistas do processo. Que é possível transformar a escola em um objeto de desejo para os estudantes e com uma participação docente preparada e qualificada”, afirmou Gabriel Luhan.
 
"Como professora efetiva dessa rede que pulsa, me sinto muito honrosa e orgulhosa por (re)apresentar a Bahia num evento tão importante e necessário quanto esse. Principalmente por estar apresentando um projeto como o Agência de Notícias, que promove a autoestima e motivação dos alunos, levando-os para além dos muros da escola e incentivando-os a resolver questões que eles próprios trazem a partir de suas realidades. Ao falar sobre as Agências de Notícias destacamos o potencial e a qualidade da educação pública da Bahia. Ao empoderar os nossos alunos, fomentamos a liderança e a participação cidadã. Estou orgulhosa de representar nossa escola pública e demonstrar que a educação pública pode ser inovadora e eficaz. Além disso, estar nesse evento no Rio Grande do Norte, pensando as ações exitosas dos estados do Nordeste a ajudando a divulgar as nossas práticas exitosas, inovadoras e eficazes é maravilhoso e nos inspira a melhorar cada vez mais", afirmou a professora Charlene Cristiane Conceição.
 
A coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC (Cogepe), Larissa Lima, destacou a importância do seminário para o fortalecimento da Educação no Consórcio Nordeste e, também, para a projeção nacional das ações exitosas. “É um espaço de troca de experiências, de incentivo à articulação e fortalecimento das ações em rede. A Secretaria da Educação e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) apresentaram o Programa Agência de Notícias nas Escolas, que conta com a participação de estudantes, educadores e comunidade escolar, como experiência exitosa na Educação para inspirar os outros Estados.
 
O projeto
 
A Agência de Notícias na Escola é um projeto pedagógico da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizado através do Instituto Anísio Teixeira, que leva docentes e estudantes a viverem uma experiência de produção e veiculação regular de conteúdos noticiosos sobre a escola e o território. 
 
A iniciativa tem por objetivo criar um ambiente de protagonismo e aprendizagem ativa para os estudantes, em que eles e elas são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa, expressão e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar, escrever, dentre outras. E ainda fazem tudo isso sob uma perspectiva de multiletramentos, logo que estão lidando cotidianamente com diferentes linguagens multimídia. 
 
Do ponto de vista dos educadores, a sua relação com os alunos torna-se mais horizontal, na medida em que todos passam a ser corresponsáveis pela produção dos conteúdos nas agências. Continuam desempenhando um papel de orientação - atuando como editores, produtores ou chefes de redação -, mas “aprendem” a deixar a centralidade do processo para os estudantes. Aprendem também uma outra forma de ensinar, o que, espera-se, pode transbordar para os outros momentos de sua prática docente.
 
Fazem parte do projeto, hoje, 83 agências de notícias, em 74 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é constituída por equipes compostas por aproximadamente 10 estudantes e 2 professores orientadores. Atualmente, cerca de 160 professores e 850 estudantes estão diretamente envolvidos no projeto.
 
O evento
 
O seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, que reúne secretários de Educação e nove estados e suas equipes técnicas, tem a proposta de compartilhar experiências das redes estaduais de ensino a partir de práticas inovadoras que integram tecnologia e Educação.
 
Além da apresentação de experiências exitosas executadas pelos Estados, a programação do evento, que foi aberto na noite de segunda-feira (09), e que prossegue até o final desta terça-feira (10), contempla o debate “Conjuntura Educacional no Brasil e no Nordeste” e a formação de Grupos de Trabalho (GTs) para discutir o que aprenderam com as experiências apresentadas e identificar tanto as potencialidades quanto os obstáculos no contexto educacional do Nordeste. O seminário é promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, com apoio do Consórcio Nordeste.
 
 
 

Notícias Relacionadas