Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Programa Saúde do Professor realiza atendimento on-line para educadores, servidores e estudantes
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), continua realizando atendimento para professores, servidores e estudantes da rede estadual, com o acompanhamento de psicólogos. Os atendimentos, por causa da pandemia pelo novo Coronavírus, acontecem através do Google Meet, em grupo e individualmente.
De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor é uma iniciativa importante que tem como proposta central acolher, reabilitar, prevenir e promover a saúde dos envolvidos. ”Estamos realizando acolhimento, lives, oficinas e encontros on-line direcionados aos servidores, professores, estudantes e toda a comunidade escolar. É crucial o direcionamento dos olhares para a perspectiva preventiva. Já foram realizadas 5.508 consultas individualizadas com psicólogos do programa, além de campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da importância dos cuidados com a saúde, buscando a prevenção. Já realizamos 1.087 oficinas, com 18.113 participantes, envolvendo 687 escolas de 269 municípios”, explica a superintendente.
Para a professora do município de Senhor do Bonfim, Sheila Lima, a iniciativa está sendo uma ferramenta imprescindível para que ela supere o momento com mais leveza. “Os encontros são essenciais para mim, pois, têm ajudado muito. Já vinha com um quadro de ansiedade e alguns problemas alérgicos por causa de estresse e, quando veio a pandemia, tive vários sentimentos, como medo, angústia e impotência. Os atendimentos serviram para que eu pudesse compreender a situação e não entrar novamente em um quadro de estresse", relata a educadora, que ensina Biologia no Centro Estadual em Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves.
Marisa Roberto, professora do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa, em Salvador, fala que o programa tem sido importante em seu cotidiano e vem fornecendo elementos que ajudam em sua rotina. “Na terapia em grupo, temos aprendido ferramentas que promovem mudanças de atitudes e julgamentos no nosso dia a dia. Fazemos exercícios para tratar as nossas questões e conflitos. Com a terapia individual, aprendi que muitas das minhas atitudes e comportamentos são resultados do que aconteceu na minha história e, quando tratei do problema, me transformei em uma pessoa mais calma e confiante. Aprendi a ser mais feliz e abraçar o lado bom que o universo me envia. Gratidão total à Secretaria da Educação por este programa. Espero que ele continue e se expanda para ajudar cada vez mais as pessoas”.
Para Lívia Figuerêdo, uma das psicólogas que atende no programa, o ponto alto do projeto é a perspectiva educativa e preventiva em saúde mental. “Temos feito oficinas de acolhimento em grupo com as temáticas e escutas, com apoio psicológico individual que tem duração de até 30 minutos. As pessoas têm a oportunidade de falar sobre suas inquietações e angústias e de ter a sua experiência afetiva acolhida, recebendo apoio e orientação.”
Atendimento psicológico - Os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores