Programa Saúde do Professor aborda importância da meditação com educadores de Senhor do Bonfim

Palavras-chave:

 

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), está promovendo uma série de oficinas on-line sobre diferentes temas relacionados à saúde mental e ao bem-estar dos professores, servidores e estudantes da rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (8), a atividade, que é realizada através do Google Meet, abordou a importância da meditação, a partir do tema “Dias melhores virão: um olhar para dentro de si”, sendo direcionada para os gestores, coordenadores pedagógicos e funcionários do Núcleo Territorial de Educação de Senhor do Bonfim (NTE 25).

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre a escolha da temática, neste momento de pandemia. "A meditação funciona como um exercício mental. Quando feito diariamente pode proporcionar benefícios como aumento da sua autoconsciência, melhora da clareza mental, criatividade e energia. A prática também beneficia a nossa saúde física e as relações interpessoais. Cuidar da mente é o primeiro passo para sermos mais eficientes em todas as esferas da nossa vida”, destacou.

A psicóloga Marina Passos, que conduziu a oficina, ressaltou a importância da meditação para se cultivar dias melhores. “A meditação é uma ótima estratégia para reprogramarmos nosso corpo a desligar e, também, focarmos no momento presente. A técnica da meditação é uma estratégia de identificação dos pensamentos e possibilidades de melhorar as emoções que despertamos através deles”.

A gestora do NTE 25, Ana Raquel Conceição, falou da importância das oficinas. “O programa está sendo de grande importância nesse momento tão desafiador que estamos vivenciando no cenário da pandemia. Costumo dizer que essa ação é um grande amparo e acolhimento humanizado para todos os segmentos escolares que estão sendo contemplados com oficinas motivadoras, que emanam pensamentos positivos, nos fortalecem e ensinam estratégias para vencermos a ansiedade e os medos”.

Agenda - Nesta quarta-feira (9), as oficinas sobre a mesma temática continuam com o público-alvo do NTE 25, às 10h e 14h, contemplando gestores, coordenadores pedagógicos e, também, estudantes. O público do Núcleo de Jequié (NTE 22) participará, às 10h30 e 14h30, das oficinas com o tema “Ansiedade: como lidar?”. No mesmo dia, às 10h, os estudantes do Núcleo de Santa Maria da Vitória (NTE 23) participam da oficina com o mesmo tema.

Além das oficinas, o programa também realiza atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário, através do e-mail:  saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

 

Notícias Relacionadas