Programa Estação do Saber - Conexões presta homenagem aos educadores no Dia dos Professores

Com o tema “Histórias de quem aprende e ensina”, o programa Estação do Saber - Conexões prestou uma homenagem ao Dia dos Professores, neste 15 de outubro. A atividade virtual contou com as participações do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da educadora Fátima Freire, filha do patrono da Educação, Paulo Freire, além de professores e estudantes da rede estadual, que dialogaram sobre a educação libertadora e transformadora. A atividade, apresentada por Robson Costa, coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), foi transmitida pelo Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O secretário Jerônimo Rodrigues falou do simbolismo da data, destacando que, este ano, a rede estadual de ensino celebra o Ano Paulo Freire. “Ele deixou a Educação brasileira e mundial marcas profundas de esperança, de fé, de amor e de muita responsabilidade. Estamos, praticamente, a dois dias do nosso retorno às aulas totalmente presencial e vamos continuar atentos, cuidando da saúde dos professores, dos estudantes, dos servidores, das famílias. A pandemia nos trouxe muitos sofrimentos e é a Educação quem vai trazer de volta o fortalecimento da aprendizagem e da esperança. A nossa missão é grande, temos um desafio enorme e o momento é de muita união de todos que fazem Educação”.

A educadora Fátima Freire destacou que o professor, para assumir o seu lugar, é fundamental que ele se sinta livre e apropriado na sua prática e que, sobretudo, esteja atento para o seu ato de ensinar e dialogar com os estudantes. “Do contrário, ele não vai conseguir uma educação libertadora, porque esta é justamente aquela que desvela a realidade. E para eu ressignificar, preciso ter uma educação que me possibilite a construção de sentidos e significados. Este é um caminho que acredito, que vai na direção de, cada vez mais, o aluno possa ser pensante e isso só é possível a partir de uma educação transformadora”, destacou.