Programa de Valorização do Professor promove diálogo sobre relações interpessoais e autocuidado

Profissionais da Educação e equipe técnica do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22) participaram, nesta segunda-feira (2), de um encontro virtual do projeto “Sou mais saúde”. A ação foi promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Rosário Muricy, destacou a importância da ação. “O debate de hoje foi importante para avaliarmos os impactos da pandemia e como podemos amenizar este período tão complexo da nossa história com um espaço de escuta, acolhimento, troca e reflexão. Além disso, podemos refletir sobre as nossas relações nos ambientes familiares e profissionais”.

Para a assistente social do PLANSERV, Denise Oliveira, os encontros trazem uma reflexão sobre o cotidiano com mudanças que podem amenizar os efeitos da pandemia e do estresse . "O espaço foi um ambiente de expressão de sentimentos e experiências sobre a temática a fim de refletirmos juntos sobre o quanto é importante mantermos relacionamentos saudáveis, inclusive em tempos desafiadores de pandemia”.

De acordo com Luciana de Deus, vice-diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação (CEEP) - Régis Pacheco, os momentos de escuta e acolhimento demonstram o compromisso do Estado com o servidor e estimulam o autocuidado e o trabalho em equipe. “Percebemos que a equipe da SEC está pensando realmente na saúde do professor e devemos buscar apoio não só com estes momentos, mas também em vários outros que surgem em nosso cotidiano".

As lives do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, realizadas por meio do programa “Sou mais saúde", seguem com uma agenda junto aos núcleos. Nesta terça (3), será realizado, às 14h, o primeiro encontro com o NTE de Itabuna. Na próxima segunda (9), a agenda segue com o segundo encontro com o NTE de Jequié, às 15h, e na terça-feira (10),  com mais um momento com o  NTE de Itabuna.