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Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor alcança mais de 40 mil pessoas em 2021
Publicado em qua, 15/12/2021 - 20:06 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, apesar do ano atípico por conta da pandemia da COVID-19, os resultados das ações foram positivas. “O nosso êxito se dá pelos números que alcançamos e por saber que cada número desse representa uma dor amenizada, uma patologia prevenida para os professores e alunos da rede. O programa precisou se reestruturar para atender a novas demandas, bem como, as restrições impostas pelas autoridades de saúde. Então tivemos que realizar as nossas atividades de forma 100% on-line. Com o avançar da vacinação e com a pandemia dando sinais de controle, foi possível a equipe atuar no formato híbrido. Com essas mudanças e transformações, tornou-se necessário fazer um balanço dos trabalhos desenvolvidos, analisando o planejado e o executado; os resultados e avanços; pontos positivos; pontos a serem melhorados, dificuldades e as expectativas para o 1º semestre de 2022”.
Elisabete Dias, coordenadora do PASVP, salientou a importância do trabalho dos profissionais envolvidos, analisou os dados apresentados e destacou o planejamento para o próximo ano. “Com os relatos dos profissionais que trouxeram e compartilharam suas experiências, percebemos que apesar de todo contexto pandêmico e a transição da atividade híbrida para presencial, os nossos resultados foram expressivos e importantes. A partir deles, estamos trabalhando as ações do próximo exercício. Durante o ano, fizemos rodas de conversas com temas e públicos variados com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde mental de todos os envolvidos, assim como propiciar a ampliação dos conhecimentos e troca de experiências. Também foram desenvolvidas oficinas virtuais e presenciais para professores, estudantes e comunidade escolar”.
A psicóloga Maria Gabriely Souza, do município de Itabuna, esteve no encontro e avaliou a importância dos atendimentos. “Os atendimentos, esse ano, foram muito complexos. Com a pandemia, os professores e funcionários ficam mais fragilizados, porque saiam do ambiente de trabalho com a sua jornada específica e levavam os problemas para o seu cotidiano. Em muitos momentos, os profissionais, além de levar conteúdos para os alunos, são as pessoas que acolhem os estudantes e se tornam uma família para os mais fragilizados. Então quando isso tudo se mistura, a tendência é gerar complicações. Alguém precisa cuidar deste profissional e escutá-lo, por isso vejo o programa como extremamente relevante”.
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