Programa da TV Anísio Teixeira é exibido na TVE

Palavras-chave:

A TV Anísio Teixeira está exibindo toda segunda-feira, às 19h na TVE Bahia, o programa Muito Prazer.  A série tem como objetivo abordar a sexualidade a partir de orientações inseridas no eixo direitos humanos e diversidade, possibilitando à comunidade escolar uma percepção mais objetiva da relevância da sexualidade na construção da identidade do indivíduo.

“Como a sexualidade é um tabu nas escolas, a proposta do programa surgiu da necessidade de se produzir uma série que abordasse a sexualidade nas dimensões biológica e sociocultural”, conta Marilu Dantas, coordenadora pedagógica do programa. O programa trata também de temas como o combate à violência entre os gêneros, a homofobia, além de informar quanto ao sexo seguro e planejamento familiar.
 
A TV Anísio Teixeira, um projeto da Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de produzir material audiovisual para a comunidade escolar da rede educacional de ensino da Bahia. Alguns de seus programas já fizeram parte da grade da TVE, como o jornalístico Máquina de Democracia, a revista eletrônica Almanaque Viramundo e o esportivo Ginga – Corpo e Cultura, enquanto outros devem estrear ainda este ano.
 
Todos os programas da TV AT são concebidos e produzidos por uma equipe multidisciplinar de professores da rede pública de ensino e estão disponíveis para download no Ambiente Educacional Web.

Confira o que vem por aí:

21/7  - Prazeres e Tabus Sexuais –  Aborda os direitos sexuais na adolescência: a escolha do parceiro, o  direito de viver a sexualidade sem medo, vergonha, culpa e falsas crenças, a partir de temas como masturbação, orgasmo, amor, desejo e iniciação sexual que serão abordados sempre considerando o respeito ao corpo (próprio e do outro). Além disso, os contrastes culturais acerca dos tabus que serão utilizados para mostrar que a sexualidade e o erotismo são regulados por códigos que indicam o permitido e o proibido em cada cultura.
 
28/7  - Sexualidade e Indústria Cultural – Questiona o processo de globalização cultural e os avanços tecnológicos nas novas gerações, surgindo às novas formas de pertencimento e de socialização que se entrelaçam com as redes de consumo, dando origem a outro modo de se agrupar, de reordenar as identidades e construir as diferenças, preconceitos e estereótipos nas produções feitas para a grande massa. Refletir no que diz respeito à exploração sexual, ao erotismo presentes nas músicas baianas e na TV, principalmente novela e publicidade.
 

Notícias Relacionadas