Profissionais discutem sobre os cuidados com a voz

Professores, artistas, jornalistas, locutores e operadores de marketing, entre outros profissionais que têm a voz como principal instrumento de trabalho, participaram, nesta terça-feira (29/4), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, de atividades alusivas à campanha Seja Amigo da Sua Voz, em comemoração ao Dia Mundial da Voz (oficialmente celebrado no dia 16 de abril).

Dia Mundial da Voz - Claudionor Junior Ascom/Educação
Durante o evento, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou a importância de cuidar da saúde daqueles que são fundamentais na construção de uma escola que garanta aos estudantes o direito de aprender. A atividade faz parte do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria, com apoio de universidades públicas.

“A participação de pessoas conhecidas do público, em projetos como este, a exemplo da cantora Carla Visi, que é madrinha da campanha, é fundamental. Assim como os professores, eles utilizam a voz como instrumento de trabalho. A Secretaria vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, ações como esta que visam valorizar e prevenir doenças ocupacionais. Uma das iniciativas adotadas foi o SAC Educação, para garantir aos professores e servidores um atendimento digno e uma assistência que vai desde a resolução de questões burocráticas até orientações relacionadas à assistência à saúde”, afirmou o secretário.

A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Lúcia Vaz Masson, que participa do Programa desde 2009, quando foi iniciado, destacou a importância da parceria entre as universidades e a Secretaria para a realização da iniciativa. “Ensino, pesquisa e extensão formam o tripé desse programa, do trabalho tão importante que vem sendo realizado até agora visando à saúde do docente e ambientes escolares saudáveis”, afirmou a professora, responsável pela moderação da mesa redonda com os profissionais da voz.

A professora de Língua Portuguesa, Elisabete Clarinda Souza, do Colégio Estadual de Pau da Lima, confessa que, nos seus 23 anos de carreira, nunca tinha se atentado para a necessidade de cuidar da voz. “Com o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, estou ficando mais consciente. Trabalho em regime de 40 horas, e, em sala de aula, a gente acaba falando mais alto. Muitas vezes me sinto cansada e fico rouca. Não tenho o costume de beber água para hidratar as pregas vocais, o que piora a situação”, disse.

Profissionais da voz – Participaram da mesa-redonda o locutor e jornalista Jefferson Beltrão, a cantora e jornalista Carla Visi, a docente Maria José Calheiros, a operadora de marketing Cátia Ferreira Viana e a atriz Iara de Carvalho Villaça. “O segredo é ter uma boa alimentação, evitando, por exemplo frituras, além de tomar muita água natural e ter um bom sono. A voz tem vida útil limitada, mas se a gente cuidar dela bem, podemos prolongar esse tempo, como Cid Moreira (ex-apresentador de TV) que, com mais de 70 anos, continua tendo um vozeirão”, afirmou Jefferson Beltrão. O jornalista contou que, antes de usar a voz profissionalmente, busca aquecê-la com exercícios apropriados, e, no seu cotidiano, ingere muita água e alimentos saudáveis..

Aula-show – A programação contou, ainda, com uma aula-show, protagonizada por Carla Visi, madrinha da campanha Seja Amigo da Sua Voz, do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. “A saúde do professor, em especial, muito nos interessa porque, independente da profissão de cada um, passamos pelas salas de aula onde esses mestres atuam e tanto contribuem para a nossa formação. Participo, desde 2011, desta campanha da Secretaria da Educação do Estado com muito prazer e dedicação”, declarou. Como artista dependente da voz para exercer a carreira, destacou a necessidade permanente do cuidado vocal. “A ingestão de água durante todo o dia, a alimentação natural, o aquecimento e o desaquecimento da voz - antes e depois de usá-la profissionalmente - e evitar certos alimentos são atitudes que já estão incorporadas no meu dia a dia”.

Durante a tarde, os presentes participaram de oficinas multidisciplinares, ministradas por profissionais das áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. “Como olhamos para o professor de forma integral, trabalhamos com a multidisciplinaridade, visando obter uma visão geral da sua saúde. Essa sincronia de informações ajuda a promover o bem-estar do professor, e, consequentemente, melhora os seus desempenhos profissional, social e pessoal”, afirmou a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Regina Borges. No foyer do auditório, ao longo do dia, profissionais do Posto de Saúde do Servidor (PAS) estiveram disponíveis para sessões de massagens, de auriculoterapia e de toque terapêutico.