Professores tutores participam da segunda turma presencial da formação continuada sobre RPP

Palavras-chave:
Cerca de 197 professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das unidades escolares localizadas no NTE 18, NTE 19 e NTE 26 participam, nos dias 15 e 16 de julho, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), da segunda turma presencial da formação continuada sobre RPP. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do IAT, a ação visa discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar.
 
A formação, que possui formato híbrido, carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), é dividida em 04 módulos nos quais serão trabalhados os temas ‘Direito à educação, acesso e permanência na educação básica’, ‘Avaliação para a aprendizagem, aprovação e reprovação - reflexões sobre o papel da escola’, ‘Acompanhamento das aprendizagens’ e ‘Indicadores educacionais’.
 
As atividades presenciais ocorrem em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus. 
 
Para o professor de História do Colégio Estadual Rotary (NTE 26), Erweuter Volkart de Oliveira, que participou da primeira turma da formação presencial em RPP, a experiência foi bastante envolvente e ao mesmo tempo inclusiva e colaborativa, pois lhe permitiu conhecer a realidade de diversas unidades escolares e aprender com elas.
 
“Essa troca de experiências faz com que possamos não só, de uma forma colaborativa, fazer proposições, mas também enxergar que esta é uma estratégia que vai auxiliar o nosso estudante a não desistir da educação. A educação é o caminho, é transformação e juntos poderemos fazer com que ela possa ser cada vez melhor”, contou.
 
“A ação busca oportunizar aos docentes dedicados às turmas de Recomposição das Aprendizagens uma formação que dialoga com o tempo presente e com a garantia das aprendizagens de cada estudante desta rede.  Os encontros estão organizados de modo a dar, a cada educador e a cada educadora, o suporte necessário para pensar estratégias de recomposição nas lacunas de aprendizagens”, afirmou a coordenadora de Formação do IAT, Simone Alves.
 
Sobre o RPP – O Regime de Progressão Parcial é um direito do estudante assegurado no Artigo 24, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a matrícula no ano/série seguinte, dando continuidade à escolarização. Este ano, a SEC inova, pois, além de garantir um professor tutor para mobilizar, engajar e fazer busca ativa dos estudantes de RPP, está oportunizando a recomposição das aprendizagens através de trilhas formativas para a recomposição das aprendizagens com desenhos pedagógicos criados pela própria rede.
 

Notícias Relacionadas