Professores se encontram para curso sobre prática pedagógica - cobertura

O Instituto Anísio Teixeira-IAT realizou, no dia 13 de abril de 2012, o curso para Prática Pedagógica na Educação Básica, transmitido, simultaneamente, para todos os polos do Estado através de videoconferência. Este curso faz parte das etapas anteriores à II Feira de Ciências da Bahia.

GALERIA DE FOTOS

Oferecido na modalidade à distância, o curso teve, na sexta-feira, seu primeiro encontro presencial. Além deste, outros quatro encontros, programados para os dias 11/05, 15/06, 06/07 e 27/07 de 2012, completam o curso. “A proposta da realização de uma formação específica para os professores que participarão da Feira é com o intuito de democratizar o acesso às ciências, especialmente no que se refere às práticas escolares, estimulando a produção científica como pré-requisito para a realização e participação nas feiras”, afirmou Rogério de Jesus, coordenador do projeto.

A Feira de Ciências da Bahia atende a uma necessidade cada vez mais premente na rede estadual de ensino, que é a do protagonismo dos estudantes e do estímulo ao ensino e aprendizado de ciências. A democratização e popularização dos saberes em eventos dessa natureza, e a oportunidade que estudantes e professores têm de mostrarem seus potenciais, confluem para a mudança dos índices observados em pesquisas e avaliações relacionadas a essa temática. “Esse ano ofertamos 100 vagas para participação dos professores da rede municipal e ampliaremos a quantidade de projetos participantes na feira estadual, que ocorre em outubro. Passaremos de 65 projetos em 2011 para 200 esse ano”, disse Rogério.

Curso - Com carga horária de 200h,  o curso acontece no período de 13/04 a 27/07/2012, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, intercalado com momentos presenciais através de videoconferências. A cada videoconferência realizada pelos consultores é inaugurado um bloco temático para ser trabalhado, através do AVA, com orientação dos tutores.

Segundo Jeudy Aragão, representante da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional - DIRFE, esse curso discute metodologias para elaboração de projetos de pesquisa.  “À medida que a pesquisa é apoiada institucionalmente pela Secretaria da Educação, ela é fortalecida como fomento, e isso faz com que a escola se torne num centro de pesquisa. E é essa excelência em pesquisa, que existe nas universidades, que precisa existir também nesses ambientes de educação básica”, informou Jeudy.

A professora de língua portuguesa da Escola Estadual Professora Marinha Tavares, Silvana Vieira, participante do evento, afirma que o curso é importante pois desperta no professor um novo olhar diante de um objeto de estudo, fazendo com que haja reflexão e diálogo entre teoria e prática. “Como resultado, temos a produção real do conhecimento, algo tão tímido nos espaços escolares da educação básica” completou.

A II Feira de Ciências da Bahia está programada para acontecer na terceira semana de outubro deste ano. Uma novidade é a parceria com a VII Feira Baiana de Matemática, evento que é realizado pelo Núcleo de Ensino de Matemática - NEMAT, da UNEB de Senhor  do Bomfim, e que esse ano será organizando juntamente com a II Feira de Ciências da Bahia.