Professores são orientados sobre saúde vocal em palestra

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Como parte das ações do Programa Saúde do Professor, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, professores do Colégio Noêmia Rego, localizado no bairro de Valéria, em Salvador participaram nesta quinta-feira (07/08), de uma oficina sobre “Saúde da voz”. O radialista e jornalista Jefferson Beltrão abordou de forma didática questões referentes aos cuidados com a voz, a exemplo de se ter alimentação adequada.

Segundo Jefferson Beltrão, a roda de conversa com os educadores foi uma oportunidade para a troca de experiências e de informações sobre o uso profissional da voz. Ele aproveitou para falar sobre o que tem feito ao longo da sua trajetória profissional nos trabalhos com a voz. “Os professores são comunicadores natos e utilizam a voz como instrumento de trabalho. Colocando em prática dicas simples, eles poderão aproveitar melhor a voz a seu favor”, destacou.

O jornalista afirma que, para se ter uma voz de qualidade, é preciso de cuidados como boa alimentação, descanso e hidratação do corpo. “Alimentos gordurosos, derivados de leite, líquidos frios ou quentes demais como café, devem ser evitados. No entanto, ingerir alimentos como maçã e frutas cítricas, beber muita água e dormir bem, tornam a voz mais saudável”, explicou Jefferson Beltrão.

A professora de Língua Portuguesa, Joacy Santos, conta que os professores precisam ter consciência de que é preciso cuidar melhor da voz porque podem apresentar desconfortos como cansaço vocal, rouquidão ou até mesmo ausência de voz. “É importante que a gente lance esse olhar sobre como cuidar melhor da nossa voz, adotando hábitos saudáveis, sempre pensando na saúde e bem estar para trabalharmos melhor em sala de aula”. O professor de Geografia, Mário Silva Santana, acrescentou que o desenvolvimento do trabalho em sala de aula depende de uma boa dicção para mediar os conteúdos de forma clara para o entendimento dos estudantes.


Reconhecimento
O Programa Saúde do Professor foi homenageado, nesta sexta-feira (07/08), por professores, equipe gestora e estudantes do Colégio Estadual Sete de Setembro, no subúrbio ferroviário de Salvador. Segundo Diógenes Ribeiro da Silva, diretor da unidade escolar, a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelo programa aos educadores. “Reconhecemos o valor destas iniciativas porque fortalecem nossa busca por uma educação de qualidade no estado da Bahia”, pontuou.

Notícias Relacionadas