Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professores participam de formação continuada dos Programas Projovem Urbano e do Campo
Professores participam de formação continuada dos Programas Projovem Urbano e do Campo
Publicado em ter, 03/10/2023 - 15:40 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA
A formação envolve 179 professores, a exemplo de Jaciara Souza Dias, do Projovem Urbano, que atua na região do Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Para ela, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências, de conhecimento e saberes para enriquecer a educação voltada para o jovem ser protagonista da sua própria história. “Esse jovem, que chega com várias peculiaridades externas, tem o principal, que é a vontade que move ele e que também nos move e nos motiva a continuar”, declarou.
Já a sua colega Gisele Carneiro, do município de Cícero Dantas, integra a equipe do Projovem Campo Saberes da Terra, que atende e oportuniza aos jovens de 19 a 29 anos a continuarem os estudos, pois, por motivos variados, não completaram o Ensino Fundamental. O trabalho dela é focado na modalidade da Educação Profissional, voltado para a área de Ciências Agrárias. “Procuramos entender a realidade desses jovens e a cultura, produção e vocação da região para trabalhar com eles, oferecendo a possibilidade de uma outra fonte de renda. Com essa formação, a gente aperfeiçoa a forma de lidar com os alunos. Assim, podemos oferecer um ensino cada vez mais de qualidade”.
Neste ano, o encontro reforça ainda mais o caráter inclusivo dos programas, um diferencial que é o trabalho que já vem sendo realizado pela SEC com os estudantes internos do Sistema Carcerário, assim como do Movimento dos Sem Terra (MST) e duas turmas, implantadas no Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, voltadas aos jovens em situação de rua. Presente ao evento, a representante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), Miralva Alves Nascimento, estava emocionada. “É possível sim ter uma educação dentro de uma comunidade, de uma ocupação de sem teto. Não só a leitura é necessária para você reconhecer símbolos, mas uma leitura da vida, de você se reconhecer enquanto pessoa e cidadão. O conhecimento abre portas”, ressaltou.
O diretor pedagógico da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (Suprot) da SEC, Roberval Bonfim, falou sobre os desdobramentos esperados. “Nossa proposta nestes dois dias é fortalecer, ainda mais, o aprendizado voltado à conclusão do Ensino Fundamental, promovendo uma reflexão, por parte dos professores, sobre uma série de fatores que contribuam para que esses jovens iniciem e concluam a sua formação, seja pela metodologia de ensino, utilizada em sala de aula, assim como o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação desses estudantes”, explicou
Fonte: Ascom/SEC
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos