Professores participam de ação integrada para potencializar aprendizagens em Matemática

Professor Rogério Fonseca, na Oficina de Avaliação - Foto: Josenildo Almeida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professores da disciplina de Matemática de seis unidades escolares da rede estadual, em Salvador, participaram, nesta quinta-feira (11), no Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, de uma oficina de avaliação da disciplina. A ação visa potencializar a aprendizagem em Matemática e consequentemente o desempenho e a aprovação dos estudantes neste componente curricular em sistemas de avaliação externas.
 
Durante a oficina, foram traçadas novas metodologias para avaliação da disciplina. Além disso, também foi discutida a matriz de análise das avaliações, como o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que, juntamente com os dados obtidos no Censo Escolar, são referências para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
Oficina de Avaliação para Professores de Matemática - Foto: Josenildo Almeida





















Os colégios estaduais participantes da oficina foram: Carlos Santana, Manoel Devoto, Sátiro Dias, General Dionísio Cerqueira, Polivalente de Amaralina e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana.
 
O professor e técnico da Secretaria da Educação do Estado, Rogério Fonseca, que ministrou a oficina, falou da importância da iniciativa. “Este tipo de encontro é fundamental para os professores formarem suas escolhas de didáticas da sala de aula para incluir as avalições dentro dos currículos escolares. Essas avaliações estão medindo o mínimo da aprendizagem dos estudantes e incluí-las em uma discussão curricular, perpassa apropriações de algumas habilidades necessárias e essenciais para algumas áreas de conhecimento, e cuja ausência delas, inclusive, compromete outras áreas de conhecimento”, explicou.
 
Para o professor Ivan Souza, que leciona no Colégio Estadual Sátiro Dias, a atividade foi muito produtiva. “O nosso objetivo é trazer a Matemática para o dia a dia dos estudantes e essa oficina serviu para nos dar essa ferramenta, para que os estudantes se tornem ainda mais interessados, a exemplo de tentar trazer a internet para dentro da sala de aula, pois é algo que os estimula bastante”, disse.
 
O professor Bruno Oliveira da Silva, que ensina no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, afirmou que “o importante é criar uma estratégia para reforçar os conteúdos que serão aplicados nestas avaliações. Vejo como algo que vai melhorar a minha didática como professor para que os estudantes façam uma boa prova e, para isso, pretendo fazer uma revisão geral de conteúdos desde a base do Ensino Fundamental”, afirmou o educador. 

Notícias Relacionadas