Professores iniciam planejamento com Jornada Pedagógica

Começa hoje, 1º de abril, a  Jornada Pedagógica para o planejamento das ações educacionais. As atividades seguem até amanhã (2/4), véspera do início das aulas. Este ano, a meta da Secretaria da Educação é fortalecer as aprendizagens com a articulação dos projetos estruturantes, tais como Ciência na Escola, Mais Educação; Ensino Médio Inovador; Gestar; Artes Visuais Estudantis (AVE); Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que dinamizam e enriquecem o percurso educativo, dialogando entre si e colaborando para ampliar o alcance da Educação Integral na rede.

Visite a página da Jornada Pedagógica

Jornada 2012 - Foto Claudionor Jr. Ascom/Educação

A Jornada reúne os educadores na sua respectiva unidade escolar. O planejamento do ano letivo é construído a partir do diagnóstico sistematizado da unidade escolar, que considera: distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações externas – Prova Brasil, Avalie, Enem e Ideb. A diretora de Educação e suas Modalidades, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Kelly Costa, lembra que “as discussões estabelecidas durante a Jornada consideram, ainda, as modalidades de ensino, os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, os tempos pedagógicos e as especificidades dos turnos diurno e noturno”.

O trabalho pedagógico das escolas é desenvolvido coletivamente, pelo corpo gestor, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos, sempre com a participação dos estudantes e de suas famílias, que integram o colegiado escolar. Para a diretora Kelly Costa, “a Jornada Pedagógica constrói o espaço e o momento ideal para que os educadores façam uma autoavaliação e estabeleçam metas de superação”.

Em 2013 o Ministério da Educação (MEC) vai medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Deste ano em diante, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip) está consolidado para dar todo o suporte necessário às escolas estaduais da Bahia. Vale destacar que o Paip estrutura a gestão pedagógica colaborativa e faz o acompanhamento às unidades escolares, por meio dos núcleos regionais de todas as Diretorias Regionais de Educação, apoiando as escolas na elaboração coletiva do Plano de Intervenção Pedagógica.