Professores de matemática realizam formação para uso de plataforma eletrônica

Com o objetivo de formar professores da rede estadual para o uso da plataforma Khan Academy, recurso on-line interativo para o ensino e a aprendizagem da matemática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (09/09), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, palestra com coordenadores pedagógicos e formadores da plataforma, com retransmissão por meio de videoconferência para as 33 Diretorias Regionais de Educação da Bahia (Direc). O projeto busca alternativas que mobilizem e incentivem os estudantes dentro de uma metodologia digital.

A coordenadora do programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), Daday Sales, falou da importância de disponibilizar uma ferramenta que atraia, ainda mais, o aluno para o campo do aprendizado. “A nossa intenção é inserir, no contexto do ensino de matemática, mais estratégias que favoreçam o estudante. Queremos promover sempre a qualidade deste ensino e que, dentro da sala de aula ou fora dela, o seu desempenho melhore”, destaca.

Fotos: Liviane Barbosa/ Comunicação IAT

Durante a palestra, foi apresentado aos participantes o ambiente virtual e a navegabilidade da plataforma. “A nossa intenção é que o professor saiba como usar a ferramenta no dia a dia. Por isso, mostramos a visão do usuário e a visão do tutor. Também ensinamos a criar uma turma na plataforma e qual a melhor forma para desenvolver atividades com os estudantes”, explica a representante da Fundação Lemann, idealizadora da plataforma, Mariana Cajado.

A professora de matemática e articuladora da Diretoria Regional de Educação de Itapetinga (Direc 14), Tânia Dias, destacou a oportunidade de dispor de uma plataforma eletrônica no ensino. “É muito bom porque o professor pode acompanhar o desenvolvimento do estudante, ao mesmo tempo em que ele pode realizar seus estudos com autonomia, tendo à sua disposição diversos recursos, como vídeos e questões curtas de pergunta e resposta”, diz.

Já a estudante do 1º ano, Caroline Negreiro, 18, do Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque, em Paripe, fala da suas primeiras impressões. “Nós, jovens, estamos acostumados a usarmos esses conteúdos na linguagem digital. Com certeza, fica mais divertido e nos incentiva ainda mais a estudar matemática”, disse.

Ações estruturantes – A iniciativa está alinhada a projetos estruturantes já desenvolvidos pela Secretaria da Educação, a exemplo do Gestar, que contribui para melhorar o aprendizado de língua portuguesa e matemática, e do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, e estará disponível para estudantes de toda a rede. A Khan Academy conta com mais de 300 mil exercícios disponíveis, trabalhando de forma interativa e adaptativa, de acordo com o domínio do aluno em relação aos conteúdos.

Na plataforma, são realizados cerca de 4 milhões de exercício por dia. Aqui, no Brasil, já conta com mais de 700 mil usuários. Outra característica é que pode ser acessada tanto em sala de aula quanto em qualquer computador por meio do endereço: https://pt.khanacademy.org. O diferencial é que, se aplicado na escola, o professor poderá indicar exercícios e acompanhar, por turma, o desempenho dos alunos.