Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professores de inglês já podem se inscrever para a seletiva estadual do Programa Fulbright
Professores de inglês já podem se inscrever para a seletiva estadual do Programa Fulbright
Estão abertas até o dia 24 de março as inscrições para a seletiva estadual do Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI). Professores de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual de ensino que desejarem participar devem preencher o formulário abaixo para terem seus projetos analisados pela comissão.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), selecionará até quatro candidatos e os indicará para participar das demais etapas do processo seletivo que serão realizadas nos âmbitos nacional e internacional.
O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses no país, com todas as despesas pagas.
A ação possui duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e uso de tecnologias na educação. As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2025 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
“O que mais me impactou nesta experiência foi ver que eu estava lá para aprender novas metodologias do ensino da língua inglesa, ver como os professores nativos lidam com o ensino do idioma para os imigrantes, e isso tudo eu trouxe na bagagem comigo, mas perceber como a cultura e a literatura brasileira estavam inseridas naquele contexto”, afirmou o professor da Rede Anísio Teixeira, Geraldo Seara, que já participou do programa.
O docente contou, ainda, que trouxe na bagagem de volta a segurança, o domínio da língua inglesa e a alegria e satisfação de poder ensinar aos jovens brasileiros como se comunicarem em um outro idioma, o que permite que eles falem de si para o mundo. “Acho que isso é uma experiência para toda a vida. Faz tempo que eu estive lá, mas os efeitos estarão comigo para sempre”, destacou.
Benefícios
Para os selecionados, o programa oferecerá como benefícios passagens de ida e volta para os Estados Unidos; moradia (compartilhada com outros participantes); ajuda de custo para alimentação, orientação pré-partida no Brasil ; taxas acadêmicas para a participação no programa; auxílio para aquisição de laptop, livros e outros materiais educacionais para desenvolvimento das atividades acadêmicas; workshop de encerramento em Washington, D.C.; seguro-saúde; visto de intercâmbio J-1; oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos EUA.
Requisitos para a candidatura
Para participar do programa é necessário que o professor seja cidadão brasileiro e não tenha cidadania norte-americana; Possua licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; Tenha, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; Tenha proficiência em inglês; Seja professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; Seja professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual; Dispense atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular.
Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior. Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.
A seleção
A seleção para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA será realizada inicialmente pela Secretaria Estadual de Educação que poderá indicar até quatro professores para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil. Na etapa de seleção Estadual, conduzida localmente, a avaliação será feita pela secretaria com base no formulário específico de inscrição preenchido.
A Secretaria vai encaminhar as candidaturas selecionadas com os documentos necessários para a Comissão Fulbright Brasil. Todas as candidaturas encaminhadas pela Secretaria de Educação serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e CONSED. Deste grupo, serão selecionados os candidatos que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL ITP ou IBT gratuitamente. Serão entrevistados por videoconferência ou telefone os candidatos selecionados na análise de mérito e que obtiverem nota igual ou superior a 500 pontos no TOEFL ITP ou 61 pontos no TOEFL IBT. Até oito candidatos serão selecionados para participarem da etapa internacional do processo a ser realizada nos EUA.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro