Professores das redes estadual e municipais fazem curso de tutoria

Palavras-chave:
Foto: Claudiononr Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está promovendo, nestas terça (11) e quarta-feira (12), o Encontro presencial para novos tutores municipais e o curso de Formação em Tutoria e Competências Básicas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, em Salvador. A formação é dirigida a professores das redes municipais e estadual que, após a formação, se tornarão tutores, passando a ministrar os cursos de Edu­cação à Dis­tância (EAD) vin­cu­lados ao Programa Formação pela Escola, do Fundo Na­ci­onal de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação (FNDE).
 
A coordenadora estadual do programa Formação pela Escola, Graciene Guimarães, fala sobre o alcance da ação. “Nesta etapa que se inicia, o Formação pela Escola chegará a 180 municípios que aderiram ao programa em 2017, formando uma rede de cidadãos, visando contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas educacionais”, afirma.
 
A professora Grace de Azevedo Moreno, atuante nas redes municipal e estadual, no município de Planalto, fala sobre a importância da iniciativa. “Ser tutor é uma missão importante e de muita responsabilidade, daí a importância desta formação para nos abastecermos de conhecimentos para poder atuar nos diversos setores da Educação”, opina. A professora Nádia Silveira, da rede municipal de Paulo Afonso, também está entusiasmada. “Com este curso, somos norteados para um trabalho que atinge não só a escola, mas também todas as comunidades do entorno. Neste sentido, o programa Formação na Escola cumpre um papel significativo, por exemplo, no que se refere à fiscalização e ao controle social. Além disso, é um crescimento profissional no nosso desenvolvimento pedagógico para nós, professores”.
 
 
Nesta terça (11), os cursistas participam de debates com temas como “O papel do tutor na EAD”, “Apresentação do Programa Formação pela Escola”, “Curso Formação em Tutorias”, “Curso Competências Básicas” e “Orientações para os Encontros Presenciais”. Na quarta (12), os participantes farão oficinas de capacitação e irão dialogar sobre os instrumentos de trabalho da tutoria.
 
O Formação pela Escola é um programa nacional de formação continuada através de cursos à distância voltado à capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. O objetivo do programa é fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação e na prestação de contas dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. 
 

Notícias Relacionadas