Professores da rede estadual participam de convenção internacional

Palavras-chave:

Professoras do Núcleo de Tecnologia Educacional de Vitória da Conquista - NTE16, Adriana Sousa e Elmara Souza, em parceria com David Moisés e João Marcelo Souza, da UEFS*, produziram o objeto de aprendizagem “Convenções dos Bichos”, premiado no Festival de Conteúdos Digitais – Challenges 2009 na Universidade do Minho, em Portugal.

Segundo Adriana, dois projetos foram produzidos, um que trata da exploração do corpo humano (premiado) e o outro que traz animais como pesquisadores do corpo. Os dois objetos tratam do sistema digestivo, mas tem propostas diferentes. Enquanto um trata da produção de conteúdos, o outro trata da revisão. “Esse segundo projeto mostra animais como investigadores do corpo humano. Eles deixaram de ser cobaias para serem pesquisadores do corpo e começam a mostrar, através de imagens e narração, todo o processo que acontece desde a mastigação até a parte de desprezo das substâncias que não fazem bem ao organismo e são descartadas”, disse.

O projeto é um quebra-cabeça onde o aluno monta os órgãos que fazem parte do sistema digestivo e, depois da montagem correta, uma apresentação começa a mostrar a funcionalidade de cada órgão. O segundo projeto será apresentado durante a 6º Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem e Tecologias Educacionais, que acontece entre de 12 a 14 de outubro na cidade de Montevidéu – Uruguai. “Não sabemos ainda se o nosso trabalho será premiado, mas iremos para o evento apresentar o nosso projeto, que para nós já é bastante gratificante”, observou a coordenadora.

Adriana fala que esse trabalho foi muito importante pelo fato de ter sido realizado em equipe. Foram duas pessoas trabalhando em Vitória da Conquista com a parte pedagógica e duas, em Feira de Santana, com a parte técnica. “Foi um trabalho realizado à distância através de email, msn e orkut. Foi preciso envolver essas interfaces para chegarmos ao resultado final e isso é muito gratificante. A gratificação não é necessariamente pelo prêmio, mas pelo fato de ver os professores utilizando o material em sala de aula”, comentou.

O objeto de aprendizagem é gratuito, pequeno e de fácil manuseio, e está disponível no blog do NTE 16, um dos núcleos de formação do Instituto Anísio Teixeira -IAT, da Secretaria Estadual da Educação Os professores que fizeram curso no Núcleo ganharam um CD para ser utilizado em sala de aula. 
 

“Os alunos gostaram e isso pra mim é o mais gratificante, e não, necessariamente, o prêmio. O prêmio é só mais uma questão de reconhecimento do trabalho que foi realizado. Mas a parte mais importante e gratificante é dizer que o projeto chegou aonde tinha que chegar, que são os alunos. O prêmio é só um detalhe, só um bônus”, concluiu Adriana.

*Universidade Estadual de Feira de Santana

Notícias Relacionadas