Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professores da rede estadual organizam livro sobre a cidade de Castro Alves
Como o intuito de preservar a identidade e o sentido de pertencimento dos seus moradores com a cidade de Castro Alves, os professores da rede pública estadual Aldo Júnior, Hanilton Souza, Rita Sá, Isabel Pachêco e Ivanice Souza organizaram o livro Cidade e Memória: um outro olhar sobre Castro Alves. A publicação – que reúne poesias, textos narrativos e fotografias antigas – busca ressignificar a memória do município onde nasceu o poeta Castro Alves (1847-1871), a partir da preservação da cultura e das suas tradições populares.
“Nosso objetivo, com esse livro, é oferecer um novo olhar sobre a cidade de Castro para as novas gerações, sobretudo, para os jovens estudantes do município que não tiveram a oportunidade de conhecer a história local construída por seus antepassados, já que não há arquivo público no município e, por conta do incêndio que destruiu a prefeitura em 1972, todos os registros históricos foram perdidos”, pontua o professor do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Aldo Junior, um dos idealizadores e coordenadores da obra.
A publicação, que deverá ser lançada no início do segundo semestre, traz temas diversos, a exemplo de uma de suas históricas construções – a Fazenda Curralinho –, que deu origem ao local onde, hoje, está situada a sede do município. “Ali, devido à sua localização estratégica, era parada obrigatória dos tropeiros que viajavam do Recôncavo para a região de Rio de Contas”, conta Aldo Junior, se referindo a um dos conteúdos do livro. Outros assuntos, como a inauguração da estátua do poeta Castro Alves, a música das filarmônicas da cidade, a antiga estação ferroviária, a tradicional Escola São José, a emancipação política de Castro Alves (1880) e o São João local são, também, abordados.
Para recuperar a história do município de Castro Alves e reescrevê-la, conta Aldo Junior, foram necessários cinco anos de pesquisa, realizada pelos autores – todos nascidos no município. “Para isso, ouvimos narrativas de moradores mais antigos e utilizamos as fotografias da época como fontes iconográficas, objetos de memória e matéria-prima para a reconstrução da história da cidade e dos seus habitantes”, explica o professor.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo