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Professores da rede estadual já participam do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais
Teve início, nesta quarta-feira (23/07), o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A iniciativa visa aperfeiçoar e fortalecer o vínculo entre a prática pedagógica e a utilização das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao contexto. Voltado para os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual em exercício, o curso é oferecido na modalidade Educação a Distância, por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e pode ser acessado pelo endereço www.avate.uneb.br.
O coordenador geral do curso, Emanuel Nonato, destaca que os primeiros dias serviram para que o cursista conhecesse melhor o ambiente virtual. “Na página de apresentação, o professor tem, à sua disposição, um manual de acesso e a possibilidade de entrar em contato caso surja alguma dúvida”, explica. Segundo ele, a partir de segunda-feira (28/07), tem início o cronograma para entrega das atividades. “O participante terá uma postura autoinstrutiva, sendo responsável por ler o material, realizar as tarefas e postá-las nas datas informadas no cronograma”, diz.
A realização do curso é obrigatória para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, conforme a Lei nº 13.185/14, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 2 de julho.
Metodologia – A capacitação será realizada em dois módulos ministrados em 2014 e 2015, totalizando 180 horas, fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-los por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os horários para acesso serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.
No primeiro módulo, serão realizadas quatro etapas: As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar; Educação e redes sociais; O uso pedagógico dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e Educação e conteúdos digitais. O segundo módulo constará das seguintes etapas: Currículo e avaliação: apropriação tecnológica, inovação e diversificação; Educação para a diversidade e inclusão; Memória, investigação científica e produção artística na perspectiva da prática pedagógica interdisciplinar e Produção colaborativa e compartilhamento de material didático-pedagógico com uso de conteúdos digitais.
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