Professores apresentam projetos em seminário internacional sobre Olimpíada da Língua Portuguesa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dentre os eventos mais importantes do seminário “Práticas de Escrita: da cultura local à sala de aula”, promovido pelo Programa Escrevendo o Futuro em São Paulo nos dias 22 e 23 de junho, iniciativa Itaú social, esteve a apresentação de 24 projetos desenvolvidos por professores de língua portuguesa em escolas públicas de todo o pais e selecionados por formadores do programa.
 
Estes professores participaram do curso a distância “Caminhos da Escrita”, criado pelo Escrevendo o Futuro em 2014 e que já formou quase 100 turmas. No curso – que foi selecionado pelo Ministério da Educação para fazer parte do Guia de Tecnologias Educacionais - cada participante deve desenvolver um projeto de práticas de letramento a ser realizado em sala de aula.
 
Para chegar aos 24 projetos, as formadoras Zoraide Faustinoni e Maria Paula Parisi Lauria enviaram mais de 600 convites e questionários a professores certificados pelo curso. Antes de virem para São Paulo participar do seminário, os professores que tiveram projetos selecionados receberam a visita de formadores do Escrevendo o Futuro nas escolas em que os executam. Além de conhecer pessoalmente o professor, os estudantes e a comunidade escolar, cada formador teve reuniões de trabalho com os professores para os últimos acertos antes da apresentação no seminário. Ao final do processo, 24 projetos foram escolhidos para serem apresentados no encontro. Todas essas apresentações também serão publicadas  no Portal Escrevendo o Futuro a partir de agosto.
 
O evento reuniu quase 400 educadores, entre professores de língua portuguesa de escolas públicas, especialistas de universidades, mediadores dos cursos a distância do Programa e técnicos de secretarias de educação de todos os Estados brasileiros.  Foi aberto com a conferência “Os cinco grandes desafios do ensino da língua portuguesa”, proferida pelo professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, na Suíça, um dos mais renomados pesquisadores na área do ensino de língua da atualidade.
 
Dos 24 projetos selecionados a Bahia foi representada por seis projetos de letramentos em sala de aula os quais foram apresentados pelos professores: Edna Souza Leal Fontes e Neila Leal Portela Luz, Colégio Estadual Edílson Freire, Maracás-BA;  Rosilene Almeida as Silva, Colégio Estadual José Amâncio Filho, Curaçá –BA; Vilma Cristina Silva dos Santos, Colégio Estadual Liberdade, Itaberaba-BA; Alenaide Lima de Almeida, Escola Estadual Centro Educacional Caminho do Saber, Povoado de Bela Vista, Cansação- BA; Sandra Margarete de Oliveira Cajaíba, Centro Educacional de Tremedal, Tremedal-BA; José de Souza dos Santos, Escola Municipal Maria Dias Trindade, Povoado Antas do Raso, Paripiranga- BA.
 
Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br

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