Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professores apresentam projetos em seminário internacional sobre Olimpíada da Língua Portuguesa
Professores apresentam projetos em seminário internacional sobre Olimpíada da Língua Portuguesa
Publicado em sex, 03/07/2015 - 15:17 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Dentre os eventos mais importantes do seminário “Práticas de Escrita: da cultura local à sala de aula”, promovido pelo Programa Escrevendo o Futuro em São Paulo nos dias 22 e 23 de junho, iniciativa Itaú social, esteve a apresentação de 24 projetos desenvolvidos por professores de língua portuguesa em escolas públicas de todo o pais e selecionados por formadores do programa.
Estes professores participaram do curso a distância “Caminhos da Escrita”, criado pelo Escrevendo o Futuro em 2014 e que já formou quase 100 turmas. No curso – que foi selecionado pelo Ministério da Educação para fazer parte do Guia de Tecnologias Educacionais - cada participante deve desenvolver um projeto de práticas de letramento a ser realizado em sala de aula.
Para chegar aos 24 projetos, as formadoras Zoraide Faustinoni e Maria Paula Parisi Lauria enviaram mais de 600 convites e questionários a professores certificados pelo curso. Antes de virem para São Paulo participar do seminário, os professores que tiveram projetos selecionados receberam a visita de formadores do Escrevendo o Futuro nas escolas em que os executam. Além de conhecer pessoalmente o professor, os estudantes e a comunidade escolar, cada formador teve reuniões de trabalho com os professores para os últimos acertos antes da apresentação no seminário. Ao final do processo, 24 projetos foram escolhidos para serem apresentados no encontro. Todas essas apresentações também serão publicadas no Portal Escrevendo o Futuro a partir de agosto.
O evento reuniu quase 400 educadores, entre professores de língua portuguesa de escolas públicas, especialistas de universidades, mediadores dos cursos a distância do Programa e técnicos de secretarias de educação de todos os Estados brasileiros. Foi aberto com a conferência “Os cinco grandes desafios do ensino da língua portuguesa”, proferida pelo professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, na Suíça, um dos mais renomados pesquisadores na área do ensino de língua da atualidade.
Dos 24 projetos selecionados a Bahia foi representada por seis projetos de letramentos em sala de aula os quais foram apresentados pelos professores: Edna Souza Leal Fontes e Neila Leal Portela Luz, Colégio Estadual Edílson Freire, Maracás-BA; Rosilene Almeida as Silva, Colégio Estadual José Amâncio Filho, Curaçá –BA; Vilma Cristina Silva dos Santos, Colégio Estadual Liberdade, Itaberaba-BA; Alenaide Lima de Almeida, Escola Estadual Centro Educacional Caminho do Saber, Povoado de Bela Vista, Cansação- BA; Sandra Margarete de Oliveira Cajaíba, Centro Educacional de Tremedal, Tremedal-BA; José de Souza dos Santos, Escola Municipal Maria Dias Trindade, Povoado Antas do Raso, Paripiranga- BA.
Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo