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Professores apresentam novas práticas para o ensino da matemática
No dia 22 de março de 2011, a videoconferência da série Descomplicando a Matemática traz uma grande novidade: professores da rede pública estadual apresentam trabalhos desenvolvidos na unidade escolar que evidenciam resultados de sucesso no ensino da matemática.
Com a temática Gestar II: a Matemática em movimento na sala de aula, a atividade irá transmitir para toda rede de educação novas práticas de matemática em sala de aula. Cinco professores da rede irão socializar as suas experiências na aplicação dos projetos resultantes do curso Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR II Matemática. Eles participaram como formadores ou cursistas. O evento acontece às 14h, no Laboratório de Educação a Distância do Instituto Anísio Teixeira – LED/IAT.
“O objetivo principal é mostrar para todos os professores a importância de desenvolver na escola ambientes de aprendizagem matemática que oferecem melhor qualidade de ensino para os alunos”, explica Shirley Costa, coordenadora da série. Para Shirley, a ação desperta a urgência de se elevar as competências matemáticas dos alunos para que possam utilizá-las com segurança nas diversas situações em que são exigidas. A série é uma iniciativa do programa GESTAR II/IAT, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – Grupo EMFoco.
Novas Práticas - Enoilma Silva, professora da rede estadual em Salvador, participou como cursista do Gestar II Matemática. Através da formação, a educadora desenvolveu em sala de aula um projeto de exploração do preenchimento do espaço com sólidos geométricos. O relato da sua experiência já foi apresentado em encontros e congressos de educação matemática e, agora, será socializado na série Descomplicando a Matemática.
“O Gestar é uma das formações mais completas para os professores. Além da bagagem teórica, o curso possibilita a vivência prática, a aplicação do conhecimento com orientação e apoio”, diz Enoilma. A educadora narra a empolgação dos alunos que confeccionaram os sólidos geométricos, sugerindo novas ideias e superando dificuldades, além do sentimento de valorização por um trabalho exitoso.
Sérgio Oliveira, professor da rede em Ilhéus e formador no GESTAR II Matemática, explica que o grande diferencial do curso é o acompanhamento do cursista pelo seu formador nas atividades práticas aplicadas em sala de aula. "Além do projeto, o cursista também realiza outras atividades em sala de aula sob a orientação do formador", explica. Para Sérgio, expor essas experiências significa muito para a valorização do professor e a socialização do conhecimento.
Iniciado em 2001, o GESTAR oferece formação em matemática e português com o objetivo de atender à necessidade permanente de atualização dos professores do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e de construção de novas abordagens pedagógicas. Atualmente, o GESTAR atende a todas as Diretorias Regionais de Educação – DIREC.
Em novembro de 2010, mais de 2.400 cursistas das DIREC 1A e 1B receberam seus certificados de conclusão do curso. A oferta de vagas, em 2009, atendeu a cerca de 3.200 cursistas. Para 2011, já foram homologadas cerca de 2.100 inscrições.
Palestrantes:
Enoilma Silva – Salvador
Claudia Macedo - Ilheús
Jeanete Rodrigues da Cruz – Senhor do Bonfim
Simone Assis - Brumado
Roberto Alves Gonzalez - Itapetinga
* Todos os participantes terão direito a atestado de participação.
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