Professores abordam envolvimento das famílias na vida escolar dos estudantes

O envolvimento da família na vida escolar dos filhos está fazendo parte das discussões da Jornada Pedagógica, que acontece até esta sexta-feira (4/3) nas unidades escolares da rede estadual de ensino, com o objetivo de planejar o Ano Letivo 2015, que começa na próxima segunda-feira (9/03). A Jornada apresenta como tema “Escola que Ensina, Escola que Aprende: articulando avaliação e aprendizagem no currículo”.
 
Fotos: Colégio Estadual Senhor Do Bonfim (Claudionor Jr.)
Com foco na melhoria da qualidade do ensino, os professores discutem estratégias para estimular, ainda mais, o acompanhamento dos pais, mães e responsáveis no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Os docentes estão engajados em buscar ações positivas visando à melhoria da educação pública. Estamos discutindo metas e ações para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e esperamos contar muito com o envolvimento e compromisso das famílias”, destacou a vice-diretora do Colégio Raphael Serravalle, Marinilce Carneiro.
 
 
A professora de matemática Edileusa Lino, do Colégio Classe I, parte do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque -, atua há 28 anos na educação. Ela diz que a inclusão da família no processo educacional é parte dos planos e projetos dos professores, porém o envolvimento precisa ser estimulado cada vez mais. “Todo projeto pedagógico deve ser pensado voltado para a participação da família na escola. Aqui no Colégio Classe I, várias atividades são feitas para que as famílias participem. Os pais, as mães os responsáveis são sempre muito bem-vindos”, acrescenta.
 
Fotos: Colégio Estadual Duque de Caxias (Claudionor Jr.)
O diretor do Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes, Nelson Souza Costa, destacou a importância do trabalho em equipe para a realização de um planejamento que traga resultados pedagógicos positivos. “A jornada funciona como um espaço de socialização para se discutir temas específicos, como é o caso do envolvimento da família, dentro da realidade de cada escola, com a perspectiva de melhorar a escola e a vida da comunidade no entorno”.

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