Professoras recebem Selo Educadora STEAM+ durante segundo encontro presencial do projeto

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, recebe no IAT, nos dias 17 e 18 de outubro, 60 professoras do STEAM+ para participar do segundo encontro presencial do projeto. Na oportunidade, as educadoras apresentarão seus trabalhos e receberão o Selo Educadora STEAM+.
 
Voltado para a formação e o engajamento de professoras e alunas em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o projeto visa fomentar a participação de meninas e mulheres nestes campos, utilizando uma metodologia interdisciplinar que tem a função não só de intensificar o aprendizado nestas cinco áreas do conhecimento, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.
 
“A Bahia vai certificar, com um selo que atesta a qualificação para trabalhar com a abordagem STEAM, 60 professoras que, ao longo dos últimos meses, passaram por um processo formativo extenso e rico voltado para ampliação e qualificação do ensino de ciências, matemática, tecnologia, engenharia e artes em nossa rede. Para nós isso é muito relevante, pois mostra o empenho e o comprometimento da rede em oferecer às educadoras um ambiente de aprendizagem inovador, que promove a colaboração, o desenvolvimento da educação sócio científica e a valorização do exercício da curiosidade intelectual, a promoção da investigação, da reflexão, da análise crítica aliada a imaginação e a criatividade”, contou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
 
A gestora destacou ainda que, após participarem do STEAM+, as educadoras poderão incentivar os estudantes a desenvolver trabalhos, formular problemas e utilizar a inventividade para a criação de soluções, com base nos conhecimentos que eles mesmo geram quando se põem em contato com o desafio de desenvolver um projeto científico em qualquer área. 
 
Programação
 
No primeiro dia do encontro, as professoras do STEAM+ participarão da oficina ‘Technovation Girls’, com Alice Rodrigues e Joedna Barreto, do Instituto Paramitas, de uma palestra sobre ‘Competências Digitais Docentes e STEAM’ com a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação, Ana Dal Fabbro, e receberão do IAT o Selo Educadora STEAM+.
 
Já no segundo dia do evento, as educadoras participarão das oficinas ‘STEAM para Mulheres’, que será ministrada pela representante da Coordenação de Ações Educativas e Pesquisa do SESI Lab, Gabriela Reznik e ‘Cultura Maker’, com a equipe de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT. Também neste dia, as professoras assistirão a uma palestra sobre ‘Propriedade Intelectual para Educadores’, que será proferida pela chefe da Seção de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na Bahia, Viviane Gomes, e farão a exposição dos seus projetos.
 

 

Notícias Relacionadas