Professoras lançam livros sobre cabelo e chamam a atenção para o respeito às diferenças

As experiências em sala de aula, no convívio com as diferentes dimensões do ser humano, sobretudo no que diz respeito aos padrões estéticos impostos pela sociedade, inspiraram as professoras Valuza Saraiva e Gedalva da Paz na construção do livro Cabelo Belo, que será lançado nesta sexta-feira (24), das 19h às 21h, na Livraria Cultura, do Salvador Shopping. A publicação aborda os cabelos nos seus vários modelos e tipos, considerando que o cabelo muito influencia no empoderamento e no posicionamento político do ser humano. Com leveza, cor, imagens e ilustrações de Tamires Lima, a obra apresenta um conteúdo que remete a reflexões sobre questões como ancestralidade e padrões de beleza impostos em uma sociedade eurocêntrica.

Desta forma, Cabelo Belo chama a atenção para que mães, pais, familiares, profissionais da Educação e outros pensem e repensem suas posturas com relação aos cabelos dos que lhes rodeiam, principalmente os das crianças, para que sejam adultos mais saudáveis. A escrita passa, também, pela relação de uma amizade entre as professoras que, ao longo da vida pessoal e profissional, se depararam com situações muitas vezes engraçadas e embaraçosas, a partir dos seus próprios biótipos e tipos de cabelos.

“O livro Cabelo Belo nasce de uma relação de amizade estabelecida há mais de 25 anos. Eu, com o biotipo "branco", Gedalva, uma mulher negra, e, juntas, nas caminhadas da vida, sempre ouvimos comentários sobre os nossos cabelos. E uma das marcas dessas falas ou avaliações sempre foi a naturalidade dos nossos fios. Nas nossas diferenças, sempre brincamos e discutimos sobre autoestima a partir do lugar que viemos: a periferia de Salvador e a nossa relação com o corpo e a cognição, bem como da capacidade de se acreditar, mesmo diante das adversidades”, comenta Valuza Saraiva, que é professora da rede estadual e, atualmente, assessora pedagógica da Secretaria da Educação do Estado. 

Gedalva, por sua vez, conta que as duas sempre se depararam com as dores de crianças, adolescentes e jovens com relação aos seus cabelos. “Nos questionamos sobre o orçamento mensal de muitas famílias para manter os cuidados estéticos com os fios e as formas de paralisar muito momentos de diversão por não ter "os cabelos arrumados". Nas escolas, nas casas e nas rodas entre amigos, cabelo nem sempre é discutido, mas avaliado”, comenta Gedalva, ao destacar que, para além das letras e palavras, Cabelo Belo é impregnado de sentidos e sentimentos, como o de afetividade, e respeito ao próximo e às diferenças. “Construímos essa obra que consideramos simples, mas de uma certa complexidade ao tratar os cabelos nas suas diferenças, sugerindo encorajar seres humanos a aceitarem a beleza de diferentes tipos e modelos de cabelos”.

 
Serviço:
O que: Lançamento do livro Cabelo Belo
Quando:Quando: Sexta-feira (24)
Horário:Horário: 19h às 21h
Onde: Livraria Cultura, do Salvador Shopping.

Notícias Relacionadas