Professoras lançam livro digital para debater novas possibilidades de ensino

O livro “Multiletramentos para uma prática inovadora na escola contemporânea”, organizado pelas professoras Emmanuelle Ferreira Requião Silva e Verônica da Cruz Oliveira, já está disponível de forma gratuita (e-Book) para o público, no endereço https://bit.ly/3mIfPeC. A obra, publicada pela Editora IGM, é voltada para profissionais de Educação que possuam o interesse em atualizar seus conhecimentos e práticas, a partir de propostas que vêm sendo realizadas, dentro e fora da sala de aula.

Composto por 171 páginas, distribuídas em dez capítulos, o livro tem a participação de professores/pesquisadores que atuam na Educação Básica, em sua maioria profissionais da rede estadual de ensino no Estado da Bahia, em diferentes áreas de conhecimento, como Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Química e  Biologia. Para os leitores interessados, a publicação impressa pode ser adquirida no site da editora (https://bit.ly/2Q2xJgm).

De acordo com Emmanuelle Requião, professora do Colégio Estadual Assis Chateaubriand, em Salvador, a publicação tem como objetivo registrar vivências, contingências, desafios, acertos e percursos dos docentes em um tempo de intensas e intermitentes mudanças. “A publicação é um alerta para quem ignora este cenário e insiste em uma prática que rechaça as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar; a autonomia; e o protagonismo discente, pois tal resistência pode colocar essas pessoas em posição de obsolescência educacional”.

Para Verônica Oliveira, professora do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), no Campus de Guanambi, o trabalho propõe divulgar a importância dos multiletramentos e as possibilidades que ele propõe para professores e alunos, pesquisadores e comunidade em geral. “A sociedade tecnológica nos exige com usos de recursos digitais e metodologias ativas, para transformar os alunos de fato em protagonistas. Este foi um estímulo para os professores se debruçarem sobre este trabalho, que foi além de relato de experiência, pesquisa, reflexão. Buscamos colaboradores para atuar no conselho editorial do livro, então chamamos professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal de Educação de Sergipe (IFS), bem como convidamos a professora Letícia Machado dos Santos da rede estadual para compor o prefácio conosco".