Professora Melissa Mello mobiliza estudantes em prol da Ciência

Foto: acervo pessoal

Mobilizar alunos e professores a fazer ciência dentro da escola. É com esse desafio que a professora de Biologia Melissa Mello inicia cada ano letivo, nas escolas Raul Sá, em Mussurunga e Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, onde ensina. Ver o ambiente escolar se tornar um ambiente de construção do conhecimento, com a elaboração de projetos que utilizem a metodologia científica da observação ao experimento é o que mais dá satisfação à professora, que acredita na ciência como principal caminho para o desenvolvimento dos alunos.

Para conseguir mobilizar o máximo de estudantes e professores em torno do tema, Melissa organiza Feiras de Ciências que envolvem atividades desde o início do ano. O trabalho é dividido em três etapas, a identificação e investigação de uma situação problema do cotidiano, a sugestão e criação de soluções para o problema e a produção do experimento, com análise dos resultados.

"A ciência é o melhor caminho para a inovação", professora Melissa Mello

"A ciência tem o poder de contagiar os jovens, o resultado final é maravilhoso", afirma Melissa. A primeira feira que ela organizou foi no Bairro da Paz, "descobri que a Fapesb tinha recursos para o estímulo a ciência, inscrevi um projeto e recebi o apoio financeiro, nem acreditamos! A Feira foi em um espaço cultural do bairro e reuniu toda a comunidade em torno da produção dos alunos. Além de produzir, eles foram vistos."

Na feira foram apresentados os experimentos científicos e as conclusões a que os alunos chegaram, os melhores trabalhos receberam uma medalha. Em 2015, Melissa levou a experiência para o outro colégio onde ensina. Com o estímulo do programa Ciência na Escola, mobilizou mais uma vez colegas e alunos e fez a primeira feira de Ciências do Colégio Raul Sá. Aberta ao público o evento  mostrou a comunidade todo o potencial dos alunos. O tema do evento foi a escassez de água e entre os trabalhos foi apresentado um protótipo de sistema de captação de água da chuva para a escola, um blog e um site sobre o tema.

Fotos: acervo pessoal

Para a aluna do 7º ano, Carolina Bessa dos Santos, participar do projeto e das várias fases do trabalho foi estimulante e desafiador. "Foi minha primeira feira de ciências e uma experiência muito boa, tivemos que nos reunir e batalhar para conseguir a participação dos colegas, organizar cada etapa e apresentar o resultado final que me surpreendeu."

Feliz com o resultado de seu trabalho, a professora Melissa acredita que o professor deve se mobilizar para atender a expectativa do aluno de hoje, que vive numa sociedade digital e não quer mais os mesmos métodos do passado, "precisamos inovar a cada ano e a ciência é o melhor caminho para a inovação", defende.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido por Milena Mello