Professora Márcia Larangeira instiga um novo olhar dos estudantes pela histórica Salvador

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Quem passeia por Salvador se depara com muitos patrimônios culturais pelas ruas da cidade. A história desses bens materiais e imateriais, muitas vezes, é desconhecida por turistas e pelos próprios baianos. No Colégio Estadual Landulfo Alves, no entanto, estudantes do 1º ano do ensino médio, desenvolvem atividades de levantamento, pesquisa e produção de textos e vídeos dos patrimônios da cidade. Incentivados pela professora de Arte e arquiteta, Márcia Larangeira, os estudantes passaram a ter um olhar diferenciado sobre a cidade, conhecendo e revisitando espaços que muitos nunca haviam entrado.
 
Este novo jeito de conhecer a cidade desperta nos estudantes uma paixão ainda maior pela histórica e bela Salvador. Além disso, aumenta a admiração pela professora que possibilita estas descobertas. “Quando fiz esse trabalho, vi que a cidade é maravilhosa, nunca tinha parado para perceber as coisas que nós temos”, declara a estudante, Elisabete Santos, 17 anos, informando que a atividade fica documentada em textos e vídeos, que os próprios alunos produzem.

“Quando fiz esse trabalho vi que a cidade é maravilhosa", estudante Elisabete Santos

O trabalho de pesquisa começa em sala de aula, com explicações sobre linguagens artísticas e arquitetura. “A gente faz um trabalho de pesquisa dos patrimônios culturais no entorno da escola, e explico para eles sobre proteção a nível estadual, federal e da humanidade. Os estudantes escolhem o patrimônio e fazem a visitação para execução do trabalho”, explicou a professora. Para ela, o trabalho é significativo para os estudantes conheceram a cidade. “Salvador tem uma gama cultural pouco conhecida pela sua população, percebo, que com esse trabalho, os alunos têm uma visão ampla da cidade e seus bens”, diz.

O estudante, Wiliam dos Santos, 15 anos, fala que o projeto lhe proporcionou conhecer a fundo a história de um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Mercado Modelo. “Muitas coisas não sabia sobre o Mercado Modelo, como o lugar onde os escravos ficavam e que o espaço pegou fogo. Não vejo mais com o mesmo olhar, já sei a cultura e a história do Mercado Modelo”, relata o estudante, mostrando o conhecimento adquirido.

 

Fotos: Ascom/Educação

 

O vice-diretor do colégio, Wilson Antonio Costa, afirma que a ação da professora de Arte é positiva para o colégio em vários aspectos. “É um trabalho que envolve o cotidiano dos alunos, só vem acrescentar e agregar valor ao colégio, além disso, despertou o interesse de outros professores para desenvolverem outros projetos e tudo isso se reflete em sala de aula”, relatou.

A professora Márcia Larangeira destaca que o mais importante do seu trabalho é ver a satisfação dos alunos com a conclusão da pesquisa. “Eu me sinto muito honrada em ver que o trabalho está sendo proveitoso para eles. Há cinco anos, desenvolvo esse trabalho e o resultado é o que me faz continuar a fazê-lo”.



>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Professora Márcia Larangeiras

Notícias Relacionadas