Professora estimula reflexão sobre identidade racial por meio do ensino da história

Em comemoração ao Novembro Negro, uma iniciativa realizada no Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, situado no bairro IAPI, em Salvador, se destaca. Lá os estudantes refletem e debatem sobre as nações africanas para a compreensão das relações histórico-culturais do Brasil. A provocação é feita pela professora de História, Márcia Regina da Silva Paim, que sempre foi engajada nas questões voltadas para a valorização da identidade racial.

Atuando há mais de cinco anos nesta unidade escolar, as aulas têm como foco a questão étnico-racial. “Meu objetivo é fazer com que os alunos desmitifiquem a ideia de que o negro é sempre excluído”, disse a educadora. Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a professora procura sempre trabalhar, nas suas aulas, o reconhecimento dos estudantes com relação à identidade racial através de rodas de conversas e atividades extraescola. “O aluno faz uma reflexão de quem é ele, de onde veio e qual o seu papel na sociedade e, com isso, aumenta a sua autoestima”.
Emerson Santo - Ascom/Educação
David Santos, 17 anos, do 2º ano, declara que passou a se valorizar mais como cidadão devido aos constantes debates realizados por Márcia em sala de aula. “Ela é uma professora que, além de ensinar, conversa sobre diversos assuntos que tem a ver com o nosso dia a dia”. Sua colega, Juliana Sales Pires, 17, diz que gosta muito das aulas vivas que a professora promove em ambientes externos. “Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a Revolta dos Búzios em uma aula na Praça Castro Alves e isso foi muito bom. Ela é uma professora exigente, que se preocupa com o nosso aprendizado”, afirma.

De acordo com o diretor do colégio, Perieldo Jesus de Barros, Márcia Regina Paim possui uma metodologia que não se restringe à formação intelectual do aluno. “Ela busca uma formação na integralidade, tanto social, cultural e humana dos nossos estudantes”, comentou o gestor.