Professora estimula estudantes para o prazer da leitura

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pegar um livro, sentir o papel no folhear de cada página e se envolver com as narrativas do começo ao fim. Na era digital, do contato com o mundo via internet, os estudantes do Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador, estão descobrindo o encantamento desta relação com os livros, por meio de um projeto de leitura. A professora Eliane Neves, de Língua Portuguesa e Redação, é uma personagem fundamental neste processo e, por isso, é uma das homenageadas da comunidade escolar, neste mês em que se celebra o dia do professor (15 de outubro).
 
O projeto, dividido em três etapas – ‘Ler para Conhecer’; ‘Ler para se Emocionar’ e ‘Ler para se Divertir’ – tem encantado os estudantes. O estudante Felipe França, 18 anos, 3º ano, participante assíduo do projeto de leitura da escola, conta que professores como Eliane Neves são como “mediadores” para a formação de seus alunos. “São pessoas que vão marcar toda a minha vida, porque estão contribuindo para eu adquirir conhecimento e visão de mundo, influenciando, inclusive, para a minha decisão sobre o futuro profissional”, disse Felipe, que está pensando em fazer Jornalismo, mas está sob a influência também das Ciências Exatas.
 
Nicole Almeida, 16 anos, 8ª série, também considera seus professores “massa” e garante que são fundamentais na sua formação escolar e pessoal: “A leitura é algo muito importante para o nosso aprendizado e o projeto tem cumprido esta função. Quem não entende o que lê, não avança no conhecimento, principalmente para quem vai fazer uma faculdade que requer muito estudo, como a de Medicina, que é a que pretendo”, diz.
 
A professora Eliane se sente gratificada pela contribuição que ela e os demais professores têm dado na conscientização dos estudantes para a importância da leitura na sua vida afora. “Acredito que estamos atingindo este nosso  objetivo. Eles se envolvem no projeto, participam, demonstram curiosidade e vontade de conhecimento. Isto nos estimula a continuar promovendo atividades que os sensibilizam”.   
 
Ela explica que, na primeira etapa do projeto de leitura, o foco foi as Olimpíadas Rio 2016, envolvendo todos os componentes curriculares, dentro das áreas de Linguagens, Exatas e Humanas. “A ideia é mostrar aos nossos estudantes que para cada tipo de texto há uma estratégia de leitura, mas o objetivo é único: que todos compreendam o que estão lendo. Então, a partir deste trabalho, podemos ver a evolução dos alunos no entendimento das linguagens real e metafórica; os sentidos denotativo e o figurado”.
 
Ainda este mês, os estudantes trabalharão em torno da segunda etapa do projeto: ‘Ler para se Emocionar’, na qual a leitura se dará através da poesia. Na quarta unidade, o projeto – que ganha o nome de ‘Ler para se divertir’ – terá a música como foco e a partir de letras de canções, os estudantes serão estimulados à prática da interpretação de texto.  “É um trabalho muito bacana porque os professores estão nos fazendo compreender melhor o que lemos e isto é fundamental”, afirma a estudante Nicole Almeida.  

Notícias Relacionadas