Professora do IAT recebe prêmio da PUC/SP

Licenciada em matemática pela Universidade Estadual Santa Cruz e mestre em matemática pura pela Universidade Federal da Bahia, a professora Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana recebeu o prêmio de melhor tese nesta área, em 2010, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o trabalho sobre as estruturas aditivas.

“É um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos. Na verdade, não é só a tese em si, mas é toda uma pesquisa feita na universidade que culmina nisso. E, para nós, é gratificante porque vai além das expectativas”, falou Eurivalda, que também é chefe de gabinete do IAT. O trabalho intitulado “Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante?” nasceu quando a educadora recebeu o convite para trabalhar em um curso de formação de professores que já estavam atuando na área, mas não tinham formação. “Fizemos uma análise com professores e alunos e descobrimos que ambos reclamavam das dificuldades com as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão”, informou.

Dessa lacuna, surgiu a ideia do projeto para o doutorado. “Voltei a trabalhar na base e tentei levar uma alternativa que facilitasse a didática do ensino básico de matemática a fim de que esses estudantes pudessem chegar à universidade sem esse tipo de dificuldade”, contou.

A tese levou dois anos para ser concluída e está fundamentada na pesquisa realizada numa escola pública municipal de Camacan, no sul da Bahia entre fevereiro e junho de 2009, com o intuito de avaliar as contribuições que uma sequência de ensino, baseada na classificação proposta pela teoria dos campos conceituais, traz para o domínio do campo aditivo por estudantes das turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. “Camacan foi escolhida, primeiro, porque foi nessa cidade que trabalhamos com o curso de formação de professores, depois por ser a cidade em que fui criada, facilitando assim o acesso às escolas para desenvolver o trabalho” explicou.

Segundo Eurivalda, esse trabalho foi, inicialmente, uma realização pessoal por estar concluindo mais uma fase de estudo da sua vida, o doutorado. “Mas foi também uma satisfação social por conseguir trabalhar com a escola e para a escola. São satisfações em âmbitos e importâncias diferentes. A maior contribuição é que, em paralelo a esse trabalho,  aplicamos essa metodologia de estudo em outras unidades de ensino”.

Diante da contribuição trazida pela tese, orientada pela doutora da UESC Irene Cazorla, que também é Diretora Geral do IAT, a editora Editus transformará o trabalho em um livro de quatro volumes para que possa auxiliar no ensino/aprendizagem. Hoje, a professora Eurivalda coordena a pesquisa “Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do ensino fundamental no estado da Bahia”, em parceria com pesquisadores de IES (Institutos de Educação Superior) baianos e grupos de estudos de professores da educação básica.