Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professora do CJCC de Vitória da Conquista concorre a Prêmio Professor Transformador
A professora de Matemática e Educação Financeira no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, Adriana Sousa, é semifinalista no Prêmio Professor Transformador. Docente da rede estadual há 24 anos, ela se inscreveu na premiação com o projeto “É da $ua conta?!”, concebido para atender às solicitações, necessidades e demandas dos estudantes em relação aos conhecimentos sobre educação financeira. O prêmio é promovido, conjuntamente, pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2Edu, com o objetivo de valorizar e divulgar práticas de educadores que estão contribuindo para transformar a Educação brasileira, tanto em escolas públicas quanto nas privadas.
“Ser selecionado em meio a projetos incríveis de todo o Brasil é uma imensa alegria. É o reconhecimento do trabalho realizado pelos e com os nossos estudantes do CJCC Conquista”, comemora Adriana. Conforme a educadora, seu papel transformador tem no CJCC uma importante base pedagógica. “Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são projetos inovadores da rede estadual de ensino da Bahia. São verdadeiros laboratórios de aprendizagem e inovação, através dos quais os estudantes têm liberdade de estudar e pesquisar o tema que quiserem. Como professora deste espaço, posso orientá-los e também desenvolver ainda mais minhas inquietações, curiosidades e ações educacionais criativas e desafiadoras”.
O curso “É da $ua Conta?!”, explica, foi elaborado para atender às necessidades no que se refere à mobilização de conhecimentos na administração financeira pessoal/familiar e conscientização do papel dos estudantes e seus familiares perante à sociedade. Originalmente, o projeto foi concebido para o formato presencial. Com a pandemia, o curso foi ressiginificado e adaptado para o formato on-line, sem perder a metodologia dialógica em que todos interagem e aprendem com todos e com atividades práticas, como a construção do cofrinho com materiais recicláveis e desenvolvimento de multilinguagens, a exemplo da criação de histórias em quadrinhos, vídeos, jogos e aplicativos digitais, Wiki e criação e publicação de podcast (https://anchor.fm/adrianacjcc).
Já no formato on-line, o projeto foi realizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle (http://cjccvc.org), permitindo a construção de um ambiente mais acolhedor, divertido e próximo do universo dos estudantes (emojis e quadrinhos, por exemplo), como destacou a professora Adriana. “As interações ocorreram de forma síncrona, por meio do Google Meet, e assíncronas, através de fórum de discussões para o aprofundamento de conceitos e compartilhamento de produções; diário de bordo; sentimentos; efeitos dos conhecimentos adquiridos nas ações familiares; wiki (produção coletiva de histórias); e mural interativo (padlet). Além destes recursos, foi utilizado o WhatsApp para a comunicação direta com os estudantes. Educadores interessados em conhecer mais detalhadamente o projeto, a professora informa que pode entrar em contato com ela através do http//www.instagram.com/adranacjcc.
Sobre a premiação – A seleção dos 12 finalistas (três de cada categoria: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) será no próximo dia 28. A divulgação nacional dos três finalistas (em cada categoria) está marcada para o dia 3 de março. Em maio deste ano, haverá o Encontro Bett 2021 – Prêmio Transformador, com a premiação e revelação dos três vencedores de cada categoria, que serão premiados com R$ 7 mil, troféu, participação na Bett Educar 2022; divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia; e o certificado "Escola que acredita na transformação pela Educação". Já os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R$ 2.500 mil; troféu; e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas