Professora do CJCC de Jequié ensina estudantes a confeccionarem máscaras de proteção

Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual de ensino aprenderam, nesta quinta-feira (14), de forma on-line, a confeccionar máscaras de proteção para a prevenção do Coronavírus. A atividade, transmitida  durante uma live através do perfil do Instagram @cjccjequie, foi ministrada pela professora Ianny Caroline de Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié, que leciona as oficinas "VemSer, seu principal desafio", "Dança aérea em tecido", "Acrobacias em solo" e "Estampano". 
 
A professora Ianny  falou sobre o objetivo da atividade. "O intuito foi mobilizar os estudantes para a importância do uso de máscaras no cuidado com o próximo, incentivando-os a desenvolver a empatia e solidariedade por meio de atividades mão na massa, de forma rápida, prática e útil, com objetos que podem ser encontrados em casa. É importante mostrar, também, como o processo criativo está presente em nosso cotidiano, mesmo em meio a situações conflituosas, como a que estamos vivendo nos últimos meses devido a esta pandemia. A ideia surgiu com a necessidade do uso coletivo de máscaras pela população para evitar a propagação do vírus ", revelou.
 
A educadora também reforçou a importância da tecnologia como alternativa viável para o aprendizado dos estudantes. "Temos o projeto de distribuição gratuita de máscaras, mas, como muitos estão em isolamento social e a confecção em larga escala demanda tempo e aquisição de material, usar a internet e as redes sociais como veículo de aprendizagem é uma maneira eficiente de chegar às casas e mostrar que, com o mínimo de dedicação, podemos juntos, produzir esse artigo de uso pessoal e ainda presentear quem amamos com algo útil e significativo. São ideias simples, fáceis de fazer, mas muitas vezes protelamos por falta de um incentivo”, salientou. 
 
O diretor do CJCC de Jequié, Saú da Silva Souza, falou da importância da iniciativa. "O CJCC Jequié vem desenvolvendo uma ação de confecção e doação de máscaras para entidades, vendedores ambulantes e população de baixa renda. A procura acabou ficando muito grande em comparação à nossa produção e, por isso, a professora Ianny teve a ideia de fazer uma live para multiplicar o conhecimento”.
 
Sobre os CJCC - Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades, localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana, é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
 

Notícias Relacionadas