Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professora desperta nos alunos a solidariedade e a cidadania
Professora desperta nos alunos a solidariedade e a cidadania
Publicado em seg, 17/10/2016 - 11:24 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
Tanto nas aulas teóricas de sua disciplina, como na orientação de projetos fora da sala de aula, a professora de Biologia, Cristiane Ribeiro, do Colégio Estadual César Borges, no município de Valente (239 km de Salvador), atrai uma legião de fãs. Seus alunos a consideram “massa” pela dedicação ao ofício, mas, sobretudo, pela sua competência de fazer com que o processo de ensino e aprendizagem seja prazeroso e promova inclusão social e sustentabilidade, gerando nos estudantes uma consciência mais ampla de cidadania. Por isto, neste mês em que se celebra o Dia do Professor (15 de outubro), a professora Cristiane é uma das homenageadas pela comunidade escolar.
O resultado desta relação de admiração e confiança é o grande envolvimento dos estudantes nos trabalhos pedagógicos propostos pela professora. Um exemplo é o projeto ‘Motor Dance: Um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos com necessidades especiais’. O projeto – que conquistou, neste ano, o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e Engenharia, na Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado – é baseado nos princípios da Engenharia e da sustentabilidade.
Para criar o Motor Dance – um tapete de dança que vem sendo utilizado por crianças com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) –, os estudantes reutilizaram pneus, madeiras, papel alumínio, fios de cobre e controles de videogames. A estudante Gleice Elen da Silva, 17 anos, 3º ano, conta que, graças à coordenação da professora Cristiane, os estudantes envolvidos no projeto puderam ajudar as pessoas com necessidades especiais a desenvolverem o raciocínio e o aparelho motor.
“Foi um trabalho muito gratificante e que nos deixou muito felizes pelo sucesso que obtivemos junto aos alunos do APAE e pelo reconhecimento da FECIBA. Devemos tudo isto à professora Cristina, que sempre nos apoiou e orientou com muita garra e abnegação, doando horas além da sua carga horária na escola para nos ajudar nas pesquisas e na teoria do conteúdo. Inclusive, se temos hoje um bom conhecimento de Biologia é graças a ela”, enaltece a aluna.
Ilana Macedo, 16 anos, 2º ano, conta que o seu envolvimento com o projeto ‘Voice Amplifier: amplificador de voz de baixo custo para professores da rede pública de ensino’, também orientado pela professora Cristiane, lhe permitiu uma grata experiência. Ela conta: “É muito interessante trabalhar em projetos que abordam a sustentabilidade como foco porque nos conscientizam, como foi o caso deste, através do qual montamos um microfone para o auxílio do professor em sala de aula, a partir de sucatas, como transmissor veicular de carro e caixa de som, que estavam inutilizados”, detalha, destacando o interesse da docente em “fazer com que os alunos ganhem conhecimento e evoluam como estudantes e cidadãos”.
Gratidão
A professora Cristiane Ribeiro se sente lisonjeada com o carinho e a cumplicidade dos seus alunos e agradecida, mas considera que o sucesso dos projetos se dá por causa da dedicação dos estudantes a temas importantes, como o da sustentabilidade e da inclusão social. “Os alunos da rede são muito interessados em projetos voltados ao bem social, à inclusão de pessoas que possam estar excluídas socialmente. E, para eles, o mais importante é o resultado da experiência que, no caso do Motor Dance, foi muito positivo. Eles constataram o bom empenho dos alunos do APAE que participaram do projeto”.
Quanto ao ofício de professora, ela é contundente: “São os nossos alunos que nos estimulam. Ver que estamos contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual, vê-los investigativos e protagonistas do seu saber são situações muito gratificantes”, comemora.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo