Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professora Denise Brito utiliza o diálogo como lema no processo de ensino e de aprendizagem
Professora Denise Brito utiliza o diálogo como lema no processo de ensino e de aprendizagem
Publicado em sex, 16/10/2015 - 09:30 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O amor é transformador. É com este lema que a professora de matemática Denise Brito – atualmente, no cargo de coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Luiz Viana – dedica a sua atividade diária. Querida pelos colegas de trabalho e amada pelos estudantes, a docente é abraçada e beijada a todo momento, pelos corredores da escola. O tratamento interpessoal, considera, faz a diferença não só na relação com a comunidade escolar, como também com as famílias, com quem a professora mantém um diálogo permanente, buscando trazer os pais para dentro da escola como uma forma de aproximá-los da vida escolar de seus filhos e, assim, contribuir com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos são tratados por ela de “meus amores” e eles, por sua vez, a chamam de “mãe”. “Busco fazer um trabalho com os pais e os estudantes na formação de valores importantes, como o amor, o respeito e a solidariedade. A maneira afetuosa de tratá-los faz com que eles se sintam acolhidos e, como resposta, se tornam melhores como seres humanos, mais dóceis, mais estimulados. O índice de violência no Colégio Luiz Viana, por exemplo, é zero. Qualquer eventual briguinha entre os estudantes, sou imediatamente comunicada e logo busco intermediar para acabar com o conflito através do diálogo, da escuta. Não me canso de investir neles”, declara, emocionada, a professora Denise Brito.
"Busco fazer um trabalho com os pais e os estudantes na formação de valores importantes, como o amor, o respeito e a solidariedade", professora Denise Brito
A diretora Soane Nascimento Lima admira o trabalho realizado pela coordenadora pedagógica. “Sem querer desmerecer os outros colegas, não posso deixar de ressaltar o diferencial da pró Denise pela sua capacidade de valorizar os estudantes e incentivá-los nos estudos e nas suas vidas pessoais. Ela é assídua, comprometida, responsável, educada, amável e super-requisitada na escola”.
Outra admiradora da professora Denise é Josenilda Pitanga Gonzaga, mãe da aluna Poliana, 17 anos. “Ela vive dialogando com os estudantes e com os pais. Liga pra gente, dá muita assistência, incentiva os alunos pelo gosto aos estudos e orienta nós, pais, a conversar com os nossos filhos, procurar saber o que eles estão aprendendo na escola e mostra a importância da amizade e do respeito. Ela consegue harmonizar o ambiente”.
Escolha pela matemática
A história de vida de Denise Brito é curiosa. A escolha pela carreira docente da disciplina Matemática decorreu de um episódio, aos cinco anos de idade, durante uma “sabatina”. “Por mais que eu estudasse, não me sentia capaz para aprender a fazer as operações fundamentais da matemática. E na aula da pró Hormizida Dórea – nunca esqueci o nome dela –, quem não acertasse a tabuada, não tinha recreio. Imagine o que é isso para uma criança”, recorda.
A história de vida de Denise Brito é curiosa. A escolha pela carreira docente da disciplina Matemática decorreu de um episódio, aos cinco anos de idade, durante uma “sabatina”. “Por mais que eu estudasse, não me sentia capaz para aprender a fazer as operações fundamentais da matemática. E na aula da pró Hormizida Dórea – nunca esqueci o nome dela –, quem não acertasse a tabuada, não tinha recreio. Imagine o que é isso para uma criança”, recorda.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/ Educação
A partir desse episódio, a professora foi se tornando uma aprendiz autodidata de matemática e, aos 12 anos, já era professora mirim da sua turma – uma espécie de monitora da disciplina. “A Matemática tomou tanta conta de mim que optei pelo curso de licenciatura de Matemática, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, depois, ainda fiz Pedagogia, para ensinar Metodologia da Matemática”, recorda.
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professora Denise Brito Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Alberto
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo