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Professora da rede estadual apresenta prática inovadora em congresso internacional de Educação
Fotos: divulgação
No congresso, a professora Maria Iara falou sobre o objetivo do projeto, destacando como se dá a utilização do portfólio como instrumento de identificação da qualidade do ensino por meio da avaliação interdisciplinar do processo de aprendizagem dos educandos. “A pesquisa visa analisar a utilização do portfólio como instrumento avaliativo interdisciplinar, no processo de aprendizagem dos educandos. Desenvolvemos, na nossa escola, desde 2018, uma avaliação diferenciada, pois apresentamos resultados não a partir de notas, mas a partir de critérios, dentro de um processo integral de construção e reconstrução do aprendizado. Com o portifólio, trabalhamos com cidadania e formação integral do estudante”.
A pesquisa foi realizada em junho de 2019, com 22 alunos do 7º ano que participaram do processo avaliativo em 2018, junto a duas professoras (de História e de Matemática) e para alcançar os objetivos propostos, explica a educadora, o trabalho foi feito por meio de coletas de dados e, para isso, foram aplicados estudo de caso, abordagem qualitativa e aplicação de questionário. “Esse trabalho revelou que é viável a utilização do portifólio como instrumento de avaliação interdisciplinar na reconstrução do processo de aprendizagem dos estudantes para o Ensino Fundamental em uma escola de Educação Integral, desde que os critérios avaliativos sejam obedecidos com rigor e responsabilidade pelos envolvidos nesse processo formativo de aprendizagem”, concluiu Maria Iara, graduada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e doutoranda em Ciências da Educação com foco em Avaliação Educacional.
Portifólio escolar
O portfólio escolar é uma forma de agrupar trabalhos, atividades, avaliações em uma pasta individual, durante um determinado prazo, geralmente dentro de um ano ou semestre letivo. O maior objetivo do portfólio é reunir em um único local toda a produção de cada aluno para que seja possível acompanhar como foi a sua evolução em relação ao aprendizado daquele período e fazer uma avaliação das suas maiores dificuldades, os pontos que precisam ser reforçados e as ações a serem realizadas. O portfólio permite, ainda, que o educador trace um panorama geral da classe, já que ele terá acesso ao material de todos os estudantes.
O portfólio escolar é uma forma de agrupar trabalhos, atividades, avaliações em uma pasta individual, durante um determinado prazo, geralmente dentro de um ano ou semestre letivo. O maior objetivo do portfólio é reunir em um único local toda a produção de cada aluno para que seja possível acompanhar como foi a sua evolução em relação ao aprendizado daquele período e fazer uma avaliação das suas maiores dificuldades, os pontos que precisam ser reforçados e as ações a serem realizadas. O portfólio permite, ainda, que o educador trace um panorama geral da classe, já que ele terá acesso ao material de todos os estudantes.
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