Professora Cida Gomes utiliza expressão corporal para estimular os estudantes

 

 

 

 

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao som de suaves músicas e tatames espalhados pela sala, os estudantes do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, no bairro IAPI, em Salvador, se preparam para as aulas praticando exercícios de relaxamento. A técnica é aplicada pela professora de Língua Portuguesa, coordenadora-articuladora e psicopedagoga, Cida Gomes, que, também, desenvolve jogos e outras atividades lúdicas como estímulo na aprendizagem, entre as turmas do 6º ao 9º ano. Os alunos fazem questão de participar dessas atividades diferenciadas, realizadas três vezes na semana, em outro turno.

"Ela cria um vínculo muito forte com os alunos através da afetividade”, diretora Adriana Silva

Atuando na educação há 40 anos, a professora Cida Gomes diz que nunca teve problema com falta de interesse dos alunos. “Muito pelo contrário, eles me aguardam dentro da sala, sentadinhos e ansiosos. E quando chego é aquela festa”, ressalta, acrescentando a importância dessas atividades. “Todo aula é diferente e as diversas atividades trabalham a integração, cooperação, assimilação e raciocínio lógico, para a organização das ideias necessárias à produção de redações”, explicou a educadora.

Eles aprendem brincando através de jogos como “soletrando”, “Acerte o acento” e outros. “Eu amo as aulas de Cida porque são divertidas e nem parece que estou numa sala de aula”, disse o aluno da 5ª série, Janderson dos Santos Sacramento, 13 anos. Para João Victor Barreto, da 8ª série, 14 anos, as atividades lúdicas trouxeram vários benefícios para a sua vida. “Participo das aulas de Cida há quatro anos e isso ajudou a melhorar muito o meu comportamento e rendimento nas disciplinas regulares”, disse o estudante, ao revelar que, antes de vivenciar o método de ensino da professora, era inquieto na escola.

 

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

A diretora do colégio, Adriana Silva, destaca que a professora Cida é um ganho para a comunidade escolar e é impossível não se encantar com sua metodologia de trabalho. “Além de todo o trabalho lúdico realizado com muito amor e dedicação, ela cria um vínculo muito forte com os alunos através da afetividade”, salientou.

Para a professora, educação não é só passar conhecimento e dar aulas. “Educar é reinventar, construir, refletir, se colocar no lugar do outro e saber ouvir. Fazemos uma dualidade, pois, eu ensino e aprendo muito com eles, a cada dia”, finalizou.

 

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Cida Gomes

>> Assista à homenagem dos estudantes à professora Cida

Notícias Relacionadas