Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professora busca no esporte transformação social para estudantes em Juazeiro
“Através da prática esportiva é possível desenvolver diversos valores, como disciplina, respeito, solidariedade, cooperação e fair play (filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes), entre outros. Além disso é uma ferramenta que realiza sonhos, que oportuniza ao estudante o despertar pela busca por dias melhores”, reflete.
Aos 36 anos e dez de magistério, a professora Carla Priscilla observa com alegria o crescimento do esporte escolar na Bahia. “Tive a oportunidade de, nos últimos seis anos, ser técnica da delegação que representa a Bahia no Jogos Escolares da Juventude, na modalidade Atletismo. Durante esse período, vi alunos se tornarem atletas profissionais, presenciei sonhos sendo realizados, vi a maioria deles viajando de avião pela primeira vez, conhecendo o mar, vendo novas culturas, novas realidades e estruturas e tudo isso desperta nos alunos uma vontade de fazer um mundo melhor, de ter mais opções de escolhas e carreiras. Eu busco trabalhar o senso crítico, desenvolver um olhar diferenciado voltado ao corpo e à mente”, relata.
Carla Priscilla foi estudante da rede privada de ensino e, com notas excelentes, naturalmente passou pelo processo de indução e orientação da
escola, dos professores, da família e dos colegas para que buscasse um curso que a proporcionasse um retorno financeiro maior. “Mas eu também era uma aluna muito apaixonada pelo esporte e, por isso, criei muitos conflitos com a minha escolha de cursar Licenciatura Plena em Educação Física. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tive o privilégio de conhecer e vivenciar muitas vertentes da Educação Física e o magistério me ganhou, se apropriou de mim. Novamente, escutei que outras possibilidades poderiam me dar um retorno financeiro maior, mas como costumo seguir meu coração, aqui estou: no magistério”.
O seu entusiasmo pela carreira e, em especial, pelo esporte escolar como fonte de mudanças pessoais é testemunhado por seus alunos e fãs. Anna Luísa Ferreira, 3º ano, não poupa reconhecimento: “Pró Carla é um dos grandes exemplos de como ser uma pessoa melhor a cada dia. Ela não é só uma excelente professora, ela é treinadora, atleta e amiga, é uma grande incentivadora dos sonhos dos seus alunos, ela não trata apenas como um estudante ou como um atleta; ela abraça e reclama como uma mãe de cada um. E é isso que a torna uma professora, uma treinadora diferenciada. É isso que a faz ser maravilhosa e excelente no que faz”, revela a aluna, que pratica, pela escola, futsal, luta olímpica e judô.
Rafael Matos, 18, que concluiu o Ensino Médio no Modelo e hoje é estudante de Engenharia Civil, também é só elogios: “Carla é uma luz na vida das pessoas, fazendo jus ao seu sobrenome. Ela põe a base teórica em prática, educando e transformando a vida de vários jovens. Eu sou um exemplo disso. Todos os melhores momentos da minha vida tiveram ligação direta com essa mulher maravilhosa e eu não tenho palavras para agradecer tudo que ela fez por mim e pelo esporte, em especial o atletismo, que ela me fez amar”, comenta.
Jogos Estudantis da Rede Pública – A dedicação ao Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), projeto da Secretaria da Educação do Estado, permitiu à professora Carla Priscilla e aos seus alunos provarem do gosto bom da vitória. Em 2019, a equipe de Futsal Feminino venceu a Etapa Estadual do JERP, garantindo vaga para a Etapa Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que foi realizada em Natal/RN. “Terminamos a competição em 5º lugar, mas muito gratas pelo apoio que tivemos do Governo da Bahia e pela oportunidade de vivenciar uma competição de alto nível e, com toda certeza, com o gosto de quero mais, de buscar voos maiores”, recorda. Em fevereiro deste ano, a equipe venceu o Campeonato Baiano Escolar de Futsal Feminino e garantiu a vaga para representar a Bahia no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, que é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
“Mas faltando três dias para a competição, a pandemia se alastrou e sonhos foram desfeitos, frustações diversas vieram. Mas erguemos a cabeça novamente e, mesmo no isolamento social, buscamos manter o foco no cuidado com o corpo. Óbvio que os treinamentos em grupo foram suspensos e nos restaram os treinos físicos em casa. Recebia os vídeos e realizava as possíveis correções, de forma individualizada”, conta. “Esperamos que, em breve, possamos estar de volta às quadras, desenvolvendo nossos treinamentos de forma intensa, para representar a Bahia da melhor forma possível no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, que já tem uma nova data: março de 2021”.
E quais as lições que a pandemia vai deixar: “São muitas, mas as principais têm a ver com o olhar pelo outro, o cuidar do outro e a falta que o outro faz. Vivemos olhando para si próprio na maioria das vezes. E a pandemia gritou que, sozinho, ninguém é nada e que as diversidades existem e que devem ser respeitadas”.
Reportagem: Claudia Lessa
Notícias Relacionadas
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições